ANSELMO, Gizele Carvalho et al.. Plantio sustentável como prática escolar. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/109134>. Acesso em: 25/12/2024 11:44
A educação ambiental é uma ferramenta de enfrentamento dos problemas ambientais na dimensão da educação, capaz de contribuir com as mudanças e transformações sociais. Para trabalhar uma educação ambiental permanente e dinâmica é preciso criar na escola um ambiente propício de envolvimento dos discentes, docentes, gestores, funcionários e familiares, associando a teoria com a prática. Assim, este trabalho teve como objetivo conscientizar e capacitar sobre a importância da educação e preservação ambiental, utilizando material reciclável, reutilizando água e repensando na utilização sustentável de pequenos espaços. A prática foi realizada durante as aulas de biologia com alunos da 1ª série do ensino médio da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Estado do Pará, localizada no município de Fortaleza- Ceará. A iniciativa de trabalho permitiu adotar práticas sustentáveis de cultivo dentro do ambiente escolar, compreender sobre como ocorre o cultivo e manejo de espécies suculentas, despertar o trabalho em grupo, diminuir a geração dos resíduos sólidos e reaproveitar a água captada de aparelhos de ar condicionado presentes na escola. A realização da prática com o seu planejamento e montagem permitiu tornar a sala de aula um espaço participativo que pode ser pensado como um ambiente de aprendizagem e de produção, auxiliando na conscientização pelo zelo ao meio ambiente de forma sustentável.