Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCURSOS PEDAGÓGICOS COM LITERATURA INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CIDADANIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109118
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 367
    "inscrito_id" => 5054
    "titulo" => "PERCURSOS PEDAGÓGICOS COM LITERATURA INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CIDADANIA"
    "resumo" => "O trabalho apresentado: Percursos pedagógicos com literatura infantil na construção do conceito de cidadania, tem como objetivo discutir conceitos e possibilidades de trabalhar os conceitos de cidadania com crianças, na escola, por meio da contribuição da literatura infantil, para que seja produzida a possibilidade de uma sociedade democrática e humanista, na qual cada pessoa, de forma individual e no coletivo, posicione-se quanto às questões e responsabilidades da vida cotidiana. Como explicar o que é cidadania para as crianças? Como vivenciar a cidadania nas salas de aulas? Cidadania é coisa de criança? A proposta baseia-se na pesquisa bibliográfica, de livros infantis que tratem da temática sugerida. A discussão dos temas: Literatura Infantil, Infância e Educação, buscando estabelecer relações entre esses conceitos e a cidadania, por meio de indicação de percursos pedagógicos de utilização da literatura infantil na construção do conceito de Cidadania com as crianças, apresentando ainda exemplos de alguns livros com suas aplicabilidades e reflexões. Organizado em dois momentos que se completam, após a introdução, na primeira parte, discuto os temas: Literatura Infantil, Infância e Educação estabelecendo relações entre esses conceitos e a cidadania. Em seguida faço indicados de percursos pedagógicos de utilização da literatura infantil na construção do conceito de Cidadania com as crianças, trago ainda exemplos de alguns livros com suas aplicabilidades e concluo (sem concluir a conversa) com as considerações finais e um convite aos educadores. Respondendo à questões com uma escuta atenta e mediada com experiência e amparo nas lituras e discussões dos temas, a cidadania enquanto conceito teórico e prático vai sendo exercitado. E os professores convidados a participar dessa construção porque cidadania é coisa de criança, sim!"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5054_TB367_20052024195217.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA RODRIGUES COUTINHO"
    "autor_nome_curto" => "ANA COUTINHO"
    "autor_email" => "aprcoutinho@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS (UCP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109118
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 367
    "inscrito_id" => 5054
    "titulo" => "PERCURSOS PEDAGÓGICOS COM LITERATURA INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CIDADANIA"
    "resumo" => "O trabalho apresentado: Percursos pedagógicos com literatura infantil na construção do conceito de cidadania, tem como objetivo discutir conceitos e possibilidades de trabalhar os conceitos de cidadania com crianças, na escola, por meio da contribuição da literatura infantil, para que seja produzida a possibilidade de uma sociedade democrática e humanista, na qual cada pessoa, de forma individual e no coletivo, posicione-se quanto às questões e responsabilidades da vida cotidiana. Como explicar o que é cidadania para as crianças? Como vivenciar a cidadania nas salas de aulas? Cidadania é coisa de criança? A proposta baseia-se na pesquisa bibliográfica, de livros infantis que tratem da temática sugerida. A discussão dos temas: Literatura Infantil, Infância e Educação, buscando estabelecer relações entre esses conceitos e a cidadania, por meio de indicação de percursos pedagógicos de utilização da literatura infantil na construção do conceito de Cidadania com as crianças, apresentando ainda exemplos de alguns livros com suas aplicabilidades e reflexões. Organizado em dois momentos que se completam, após a introdução, na primeira parte, discuto os temas: Literatura Infantil, Infância e Educação estabelecendo relações entre esses conceitos e a cidadania. Em seguida faço indicados de percursos pedagógicos de utilização da literatura infantil na construção do conceito de Cidadania com as crianças, trago ainda exemplos de alguns livros com suas aplicabilidades e concluo (sem concluir a conversa) com as considerações finais e um convite aos educadores. Respondendo à questões com uma escuta atenta e mediada com experiência e amparo nas lituras e discussões dos temas, a cidadania enquanto conceito teórico e prático vai sendo exercitado. E os professores convidados a participar dessa construção porque cidadania é coisa de criança, sim!"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5054_TB367_20052024195217.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA RODRIGUES COUTINHO"
    "autor_nome_curto" => "ANA COUTINHO"
    "autor_email" => "aprcoutinho@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS (UCP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O trabalho apresentado: Percursos pedagógicos com literatura infantil na construção do conceito de cidadania, tem como objetivo discutir conceitos e possibilidades de trabalhar os conceitos de cidadania com crianças, na escola, por meio da contribuição da literatura infantil, para que seja produzida a possibilidade de uma sociedade democrática e humanista, na qual cada pessoa, de forma individual e no coletivo, posicione-se quanto às questões e responsabilidades da vida cotidiana. Como explicar o que é cidadania para as crianças? Como vivenciar a cidadania nas salas de aulas? Cidadania é coisa de criança? A proposta baseia-se na pesquisa bibliográfica, de livros infantis que tratem da temática sugerida. A discussão dos temas: Literatura Infantil, Infância e Educação, buscando estabelecer relações entre esses conceitos e a cidadania, por meio de indicação de percursos pedagógicos de utilização da literatura infantil na construção do conceito de Cidadania com as crianças, apresentando ainda exemplos de alguns livros com suas aplicabilidades e reflexões. Organizado em dois momentos que se completam, após a introdução, na primeira parte, discuto os temas: Literatura Infantil, Infância e Educação estabelecendo relações entre esses conceitos e a cidadania. Em seguida faço indicados de percursos pedagógicos de utilização da literatura infantil na construção do conceito de Cidadania com as crianças, trago ainda exemplos de alguns livros com suas aplicabilidades e concluo (sem concluir a conversa) com as considerações finais e um convite aos educadores. Respondendo à questões com uma escuta atenta e mediada com experiência e amparo nas lituras e discussões dos temas, a cidadania enquanto conceito teórico e prático vai sendo exercitado. E os professores convidados a participar dessa construção porque cidadania é coisa de criança, sim!

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.