Artigo Anais XI CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

Visualizações: 289
“O SORRISO DE MONALISA” UMA REPRESENTAÇÃO HISTÓRICA SOBRE O LUGAR DA MULHER NA SOCIEDADE DOS ANOS 1950 ATRAVÉS DO CINEMA.

Palavra-chaves: CINEMA, HISTÓRIA, RELAÇÕES DE GÊNERO, O SORRIDO DE MONALISA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Gênero, Sexualidades e Produção audiovisual

Resumo

O cinema tardou a ser usado como fonte ou objeto de análise na história. Por muito tempo foi rejeitado, mas a história cultural abriu as portas para tal entrada. Marc Ferro (2010), um dos mais importantes historiadores a tratar do assunto, trouxe contribuições teóricas muito utilizadas pelos pesquisadores da área de cinema e história. Por esse motivo, este artigo intenta problematizar o filme, O sorriso de Mona Lisa (2003) e ao mesmo tempo destacar a possibilidade do cinema como fonte e objeto para a reflexão histórica, assim como perceber as problemáticas de gênero, o contexto do feminismo na época e as tensões que trouxeram a chamada “segunda onda” do feminismo. Assim como discutir o tempo usado como paralelo pelo Diretor para reflexão sobre a repressão às mulheres em diferentes momentos da história.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.