STEFFENS, Raquel et al.. . Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/109056>. Acesso em: 24/12/2024 23:52
Com este artigo pretendemos destacar os resultados das pesquisas realizadas sobre a relevância e a necessidade da abordagem da "Ética do Cuidado" na inclusão de crianças autistas. A interdependência entre os indivíduos é uma realidade e, portanto, a discussão sobre questões relacionadas ao cuidado deve ser amplamente explorada, especialmente em ambientes como o escolar, considerando o autismo durante a infância sob a ótica da neurodiversidade. A neurodiversidade é uma abordagem que promove o respeito às diferentes formas de pensar, sentir e se relacionar nos contextos sociais. A criança autista ainda é considerada como alguém com um transtorno e esse apego conceitual, com base na perspectiva biomédica, afeta todo o cotidiano das pessoas com deficiência, diminuindo o potencial de avanços. A Ética do Cuidado serve bem ao propósito de romper com esse padrão, pois afirma uma inter-relação estrutural entre todas as pessoas que compõem o corpo social. Ao falarmos de inclusão, falamos também de uma importante rede de cuidados. Na infância, as múltiplas linguagens que constituem as diversas formas de expressão cultural das crianças demandam uma compreensão cuidadosa por parte dos adultos, especialmente durante as brincadeiras, momentos em que as crianças se entregam plenamente e exploram novas formas de interação social. Como resultado parcial, destaca-se a importância da ética do cuidado no contexto do modelo social de deficiência, que se alinha à construção de uma sociedade inclusiva para pessoas com deficiência. Este estudo, que utiliza uma abordagem bibliográfica com ênfase no aspecto qualitativo, tem como destaque o contraste com a abordagem biomédica. Essa abordagem tende a focar na correção de corpos e mentes considerados atípicos; o estudo propõe, em vez disso, a eliminação de barreiras sociais e a implementação de soluções que promovam o respeito à diversidade humana.