Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA/PARA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE DIÁLOGOS E TENSÕES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109030
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 241
    "inscrito_id" => 5351
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA/PARA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE DIÁLOGOS E TENSÕES"
    "resumo" => "Discutir avaliação não é simples, uma vez que vários docentes possuem crenças e hábitos sobre o ato de avaliar que fazem com que permaneçam na zona de conforto, dificultando a reflexão sobre práticas avaliativas em diálogo com as demandas da atualidade. Desse modo, a formação continuada, essencial para o desenvolvimento profissional da docência, necessita trazer uma visão crítica sobre as práticas avaliativas e, ao mesmo tempo, propor atividades práticas que auxiliem os docentes a (re)pensarem suas práticas nos contextos profissionais que se inserem. Partindo destas premissas, foi elaborado e oferecido um curso de formação continuada intitulado “Avaliação da/para a aprendizagem: que caminhos estamos trilhando?” voltado para docentes do IFSuldeMinas – Campus Muzambinho – atuantes em cursos técnicos integrados e no Ensino Superior. O curso abordou definições teóricas sobre a avaliação apoiadas em pesquisadores da área como Cipriano Luckesi e Celso de Vasconcelos. Além disso, foram discutidas sobre questões que perpassam as vivências avaliativas dos docentes, com atividade prática focada em casos de ensino envolvendo avaliação. Com o auxílio da pesquisa qualitativa, que busca considerar as múltiplas narrativas que emergem dos contextos investigativos, os casos de ensino trabalhados pelos docentes propiciaram uma discussão crítica sobre a avaliação que nos permitem traçar caminhos sobre a avaliação da/para a aprendizagem desenvolvida pela instituição. É notável a dificuldade em colocar em prática os discursos explanados no desenvolvimento dos casos, demonstrando a necessidade de um acompanhamento pormenorizado sobre as propostas avaliativas. Em contrapartida, os docentes se mostraram receptivos com a temática discutida, mas apresentam fragilidades formativas que englobam aspectos epistemológicos, sociológicos e filosóficos sobre a avaliação, o que carece de mais capacitações. Essa fragilidade é maximizada quando analisados os discursos de docentes de áreas mais técnicas, que ainda estão vinculados a uma avaliação mecanicista e ancorada na memorização."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5351_TB241_27102024182033.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS JOSÉ DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS SANTOS"
    "autor_email" => "mateus.j.santos@ufv.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109030
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 241
    "inscrito_id" => 5351
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA/PARA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE DIÁLOGOS E TENSÕES"
    "resumo" => "Discutir avaliação não é simples, uma vez que vários docentes possuem crenças e hábitos sobre o ato de avaliar que fazem com que permaneçam na zona de conforto, dificultando a reflexão sobre práticas avaliativas em diálogo com as demandas da atualidade. Desse modo, a formação continuada, essencial para o desenvolvimento profissional da docência, necessita trazer uma visão crítica sobre as práticas avaliativas e, ao mesmo tempo, propor atividades práticas que auxiliem os docentes a (re)pensarem suas práticas nos contextos profissionais que se inserem. Partindo destas premissas, foi elaborado e oferecido um curso de formação continuada intitulado “Avaliação da/para a aprendizagem: que caminhos estamos trilhando?” voltado para docentes do IFSuldeMinas – Campus Muzambinho – atuantes em cursos técnicos integrados e no Ensino Superior. O curso abordou definições teóricas sobre a avaliação apoiadas em pesquisadores da área como Cipriano Luckesi e Celso de Vasconcelos. Além disso, foram discutidas sobre questões que perpassam as vivências avaliativas dos docentes, com atividade prática focada em casos de ensino envolvendo avaliação. Com o auxílio da pesquisa qualitativa, que busca considerar as múltiplas narrativas que emergem dos contextos investigativos, os casos de ensino trabalhados pelos docentes propiciaram uma discussão crítica sobre a avaliação que nos permitem traçar caminhos sobre a avaliação da/para a aprendizagem desenvolvida pela instituição. É notável a dificuldade em colocar em prática os discursos explanados no desenvolvimento dos casos, demonstrando a necessidade de um acompanhamento pormenorizado sobre as propostas avaliativas. Em contrapartida, os docentes se mostraram receptivos com a temática discutida, mas apresentam fragilidades formativas que englobam aspectos epistemológicos, sociológicos e filosóficos sobre a avaliação, o que carece de mais capacitações. Essa fragilidade é maximizada quando analisados os discursos de docentes de áreas mais técnicas, que ainda estão vinculados a uma avaliação mecanicista e ancorada na memorização."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5351_TB241_27102024182033.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS JOSÉ DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS SANTOS"
    "autor_email" => "mateus.j.santos@ufv.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Discutir avaliação não é simples, uma vez que vários docentes possuem crenças e hábitos sobre o ato de avaliar que fazem com que permaneçam na zona de conforto, dificultando a reflexão sobre práticas avaliativas em diálogo com as demandas da atualidade. Desse modo, a formação continuada, essencial para o desenvolvimento profissional da docência, necessita trazer uma visão crítica sobre as práticas avaliativas e, ao mesmo tempo, propor atividades práticas que auxiliem os docentes a (re)pensarem suas práticas nos contextos profissionais que se inserem. Partindo destas premissas, foi elaborado e oferecido um curso de formação continuada intitulado “Avaliação da/para a aprendizagem: que caminhos estamos trilhando?” voltado para docentes do IFSuldeMinas – Campus Muzambinho – atuantes em cursos técnicos integrados e no Ensino Superior. O curso abordou definições teóricas sobre a avaliação apoiadas em pesquisadores da área como Cipriano Luckesi e Celso de Vasconcelos. Além disso, foram discutidas sobre questões que perpassam as vivências avaliativas dos docentes, com atividade prática focada em casos de ensino envolvendo avaliação. Com o auxílio da pesquisa qualitativa, que busca considerar as múltiplas narrativas que emergem dos contextos investigativos, os casos de ensino trabalhados pelos docentes propiciaram uma discussão crítica sobre a avaliação que nos permitem traçar caminhos sobre a avaliação da/para a aprendizagem desenvolvida pela instituição. É notável a dificuldade em colocar em prática os discursos explanados no desenvolvimento dos casos, demonstrando a necessidade de um acompanhamento pormenorizado sobre as propostas avaliativas. Em contrapartida, os docentes se mostraram receptivos com a temática discutida, mas apresentam fragilidades formativas que englobam aspectos epistemológicos, sociológicos e filosóficos sobre a avaliação, o que carece de mais capacitações. Essa fragilidade é maximizada quando analisados os discursos de docentes de áreas mais técnicas, que ainda estão vinculados a uma avaliação mecanicista e ancorada na memorização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.