Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES SOBRE PROCESSOS INCLUSIVOS DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho objetiva explicitar a contribuição dos componentes curriculares da educação inclusiva em cursos de especialização destinados à formação dos professores que ensinam matemática. O problema de pesquisa se formula do seguinte modo: de que maneira a inserção de componente curricular específico sobre os processos inclusivos na educação reverbera na produção acadêmica sobre práticas pedagógicas inclusivas na formação continuada docente? O referencial teórico discute elementos sobre a formação docente a partir das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001) e da BNCC-Formação Continuada (2020). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se apoia em uma revisão bibliográfica, para proceder uma análise documental em três cursos de especialização na modalidade a distância ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, destinados à formação do professor que ensina matemática. Analisou-se a produção acadêmica dos anos 2022-2023. Os resultados principais: o primeiro curso possui um componente curricular sobre processos inclusivos da educação e apresentou 4 trabalhos de um total de 24 (17%), destacando reflexões sobre a prática pedagógica com estudantes com deficiência intelectual, surdez e autismo. O segundo e o terceiro cursos não possuem componentes curriculares sobre inclusão. Entretanto, o terceiro curso possui um trabalho destacando a análise de uma prática com estudante com baixa visão, representando 2,4% do total de 41 trabalhos. Esses resultados mostraram que a existência de um componente curricular na área de educação inclusiva é um elemento diferencial para a produção acadêmica sobre a atuação professoral em práticas inclusivas. Por outro lado, a BNCC-Formação Continuada apresenta orientações nos campos administrativo, pedagógico e ético voltadas para a inclusão, indicando a necessidade urgente das instituições credenciadas integrarem o componente curricular relacionado aos aspectos inclusivos da educação nos cursos de especialização destinados à formação dos professores.

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