Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“NASCEM NA ÁGUA E DEPOIS VIVEM NA TERRA”: CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PEDAGOGIA SOBRE OS ANFÍBIOS ANUROS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109010
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 213
    "inscrito_id" => 5531
    "titulo" => "“NASCEM NA ÁGUA E DEPOIS VIVEM NA TERRA”: CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PEDAGOGIA SOBRE OS ANFÍBIOS ANUROS"
    "resumo" => "Neste trabalho investiga-se os conhecimentos que acadêmicos concluintes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia possuem a respeito dos anfíbios anuros, uma vez que este é um tema abordado curricularmente na Educação Básica e serão os egressos de tais Cursos que diretamente com esse conteúdo. Para tanto, participaram 21 estudantes do último semestre, dos Cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas, de uma Universidade Federal. Os conhecimentos dos futuros educadores foram averiguados a partir da aplicação de um questionário de forma virtual por meio da plataforma Google Forms. Este instrumento é composto por três seções, a primeira destinada aos conhecimentos biológicos sobre os anuros; na segunda, é apresentada uma imagem de cada representante da Ordem e, a partir da imagem, os estudantes apontam quais sentimentos possuem em relação a esses animais, e por fim, a última seção do questionário é constituída por diversos mitos e lendas que cercam os anuros, no qual, os estudantes discorrem a respeito das informações apresentadas. Neste artigo, explora-se as ideias apresentadas na primeira seção, isto é, sobre os conhecimentos biológicos acerca dos anuros. As ideias apresentadas pelos estudantes foram analisadas segundo o referencial teórico de Bardin (1977), e como ferramenta para a estruturação e organização dos dados obtidos, foi utilizado o Software Atlas.ti, onde neste foram elencadas categorias fundamentais para posterior análise dos conhecimentos. Deste modo, verificou-se que os anuros são animais conhecidos por todos os participantes da pesquisa, e que são diferentes os habitats onde observaram esses animais. No entanto, observa-se uma considerável escassez em relação aos conhecimentos biológicos, como em relação ao ciclo de vida e diferenças entre os animais. A partir desses resultados problematiza-se a formação inicial de professores, no que diz respeito a esses conhecimentos relacionados a uma compreensão global destes seres vivos, que perpassa a preservação das espécies."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5531_TB213_26102024211828.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA PEREIRA LUIZ"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA"
    "autor_email" => "alessandrapereiraluiz4@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109010
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 213
    "inscrito_id" => 5531
    "titulo" => "“NASCEM NA ÁGUA E DEPOIS VIVEM NA TERRA”: CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PEDAGOGIA SOBRE OS ANFÍBIOS ANUROS"
    "resumo" => "Neste trabalho investiga-se os conhecimentos que acadêmicos concluintes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia possuem a respeito dos anfíbios anuros, uma vez que este é um tema abordado curricularmente na Educação Básica e serão os egressos de tais Cursos que diretamente com esse conteúdo. Para tanto, participaram 21 estudantes do último semestre, dos Cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas, de uma Universidade Federal. Os conhecimentos dos futuros educadores foram averiguados a partir da aplicação de um questionário de forma virtual por meio da plataforma Google Forms. Este instrumento é composto por três seções, a primeira destinada aos conhecimentos biológicos sobre os anuros; na segunda, é apresentada uma imagem de cada representante da Ordem e, a partir da imagem, os estudantes apontam quais sentimentos possuem em relação a esses animais, e por fim, a última seção do questionário é constituída por diversos mitos e lendas que cercam os anuros, no qual, os estudantes discorrem a respeito das informações apresentadas. Neste artigo, explora-se as ideias apresentadas na primeira seção, isto é, sobre os conhecimentos biológicos acerca dos anuros. As ideias apresentadas pelos estudantes foram analisadas segundo o referencial teórico de Bardin (1977), e como ferramenta para a estruturação e organização dos dados obtidos, foi utilizado o Software Atlas.ti, onde neste foram elencadas categorias fundamentais para posterior análise dos conhecimentos. Deste modo, verificou-se que os anuros são animais conhecidos por todos os participantes da pesquisa, e que são diferentes os habitats onde observaram esses animais. No entanto, observa-se uma considerável escassez em relação aos conhecimentos biológicos, como em relação ao ciclo de vida e diferenças entre os animais. A partir desses resultados problematiza-se a formação inicial de professores, no que diz respeito a esses conhecimentos relacionados a uma compreensão global destes seres vivos, que perpassa a preservação das espécies."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5531_TB213_26102024211828.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA PEREIRA LUIZ"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA"
    "autor_email" => "alessandrapereiraluiz4@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Neste trabalho investiga-se os conhecimentos que acadêmicos concluintes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia possuem a respeito dos anfíbios anuros, uma vez que este é um tema abordado curricularmente na Educação Básica e serão os egressos de tais Cursos que diretamente com esse conteúdo. Para tanto, participaram 21 estudantes do último semestre, dos Cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas, de uma Universidade Federal. Os conhecimentos dos futuros educadores foram averiguados a partir da aplicação de um questionário de forma virtual por meio da plataforma Google Forms. Este instrumento é composto por três seções, a primeira destinada aos conhecimentos biológicos sobre os anuros; na segunda, é apresentada uma imagem de cada representante da Ordem e, a partir da imagem, os estudantes apontam quais sentimentos possuem em relação a esses animais, e por fim, a última seção do questionário é constituída por diversos mitos e lendas que cercam os anuros, no qual, os estudantes discorrem a respeito das informações apresentadas. Neste artigo, explora-se as ideias apresentadas na primeira seção, isto é, sobre os conhecimentos biológicos acerca dos anuros. As ideias apresentadas pelos estudantes foram analisadas segundo o referencial teórico de Bardin (1977), e como ferramenta para a estruturação e organização dos dados obtidos, foi utilizado o Software Atlas.ti, onde neste foram elencadas categorias fundamentais para posterior análise dos conhecimentos. Deste modo, verificou-se que os anuros são animais conhecidos por todos os participantes da pesquisa, e que são diferentes os habitats onde observaram esses animais. No entanto, observa-se uma considerável escassez em relação aos conhecimentos biológicos, como em relação ao ciclo de vida e diferenças entre os animais. A partir desses resultados problematiza-se a formação inicial de professores, no que diz respeito a esses conhecimentos relacionados a uma compreensão global destes seres vivos, que perpassa a preservação das espécies.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.