Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS METODOLOGIAS ATIVAS E O PLANEJAMENTO REVERSO COMO FACILITADORES DO ENSINO: UMA OFICINA VOLTADA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108957
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 139
    "inscrito_id" => 2103
    "titulo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS E O PLANEJAMENTO REVERSO COMO FACILITADORES DO ENSINO: UMA OFICINA VOLTADA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE"
    "resumo" => "Este trabalho é caracterizado como relato de experiência e tem o objetivo de demonstrar o desenvolvimento de uma oficina realizada em uma escola da rede estadual no município de Duque de Caxias - RJ, para estudantes do curso de formação de professores em nível médio. A oficina foi realizada durante um evento denominado “Semana Pedagógica”. Como referencial teórico, utilizou-se o aporte na teoria da aprendizagem significativa, proposta por David Ausubel (2012), que enfatiza a importância de construir significado e conexões entre o novo conhecimento e o conhecimento prévio do aluno. Segundo essa teoria, para que a aprendizagem seja significativa, é fundamental que o aluno esteja ativamente envolvido no processo, relacionando o novo conteúdo com experiências anteriores, refletindo sobre seu significado e aplicando-o em situações práticas. Nesse sentido, a oficina versa sobre as metodologias ativas, em específico o planejamento reverso, como instrumento facilitador do processo de ensino e de aprendizagem. O planejamento reverso (Wiggins & McTighe, 2019) é uma abordagem que coloca o resultado final do processo de ensino-aprendizagem como ponto de partida para o planejamento das atividades e conteúdos, como também permite uma organização clara e coerente do ensino, garantindo que as atividades sejam direcionadas para o desenvolvimento das habilidades desejadas. Desse modo, a dinâmica do desenvolvimento da oficina se deu por meio de atividades em grupos de cunho colaborativo, na qual os estudantes puderam participar ativamente no desdobramento da atividade proposta, sendo protagonistas e responsáveis pela construção do próprio conhecimento. Nesse sentido, o passo a passo da oficina seguiu as seguintes etapas: a. Preenchimento da tabela SIAR (Saber-Indagar-Aprender-Refletir) no ensino que é uma ferramenta utilizada para organização de informações e dados relacionados aos sistemas de avaliação do ensino (Assali, 2013) a fim de identificar os conhecimentos prévios acerca do planejamento reverso. b. Construção de um mapa mental (Buzan, 2005) com o conceito central “professor reflexivo”, c. Debate aberto sobre os conceitos relatados pelos estudantes, d. Apresentação dos conteúdos “metodologias ativas” (Morán, 2015) e “planejamento reverso” pelo docente, e. Atividade mão na massa caracterizada pela construção de um planejamento reverso com base na BNCC (Gontijo, 2015), f. Apresentação do planejamento reverso e encerramento da oficina com o término do preenchimento da tabela SIAR com a finalidade de avaliação do que foi estudado. Os dados da tabela SIAR foram analisados pelo método da análise de conteúdo (Bardin, 1977), por meio da técnica da análise temática ou categorial e apresentados em quadros. Sendo assim, a oficina foi de grande valia para nossa prática enquanto pesquisadores pois nos proporcionou uma experiência valiosa pela oportunidade de contribuir para a formação inicial dos estudantes e futuros docentes. No entanto, como resultado da atividade desenvolvida, espera-se poder colaborar para a construção conhecimentos que sejam capazes de contribuir positivamente para formação desses estudantes e que os mesmos se reconheçam como seres formadores de indivíduos, que por meio da educação e ensino, poderão atuar ativamente na sociedade, construindo atores pensantes, críticos e reflexivos acerca da realidade em que estão inseridos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2103_TB139_16102024095132.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE FRADE ALVES DO AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE"
    "autor_email" => "joycefradealves.amaral@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108957
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 139
    "inscrito_id" => 2103
    "titulo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS E O PLANEJAMENTO REVERSO COMO FACILITADORES DO ENSINO: UMA OFICINA VOLTADA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE"
    "resumo" => "Este trabalho é caracterizado como relato de experiência e tem o objetivo de demonstrar o desenvolvimento de uma oficina realizada em uma escola da rede estadual no município de Duque de Caxias - RJ, para estudantes do curso de formação de professores em nível médio. A oficina foi realizada durante um evento denominado “Semana Pedagógica”. Como referencial teórico, utilizou-se o aporte na teoria da aprendizagem significativa, proposta por David Ausubel (2012), que enfatiza a importância de construir significado e conexões entre o novo conhecimento e o conhecimento prévio do aluno. Segundo essa teoria, para que a aprendizagem seja significativa, é fundamental que o aluno esteja ativamente envolvido no processo, relacionando o novo conteúdo com experiências anteriores, refletindo sobre seu significado e aplicando-o em situações práticas. Nesse sentido, a oficina versa sobre as metodologias ativas, em específico o planejamento reverso, como instrumento facilitador do processo de ensino e de aprendizagem. O planejamento reverso (Wiggins & McTighe, 2019) é uma abordagem que coloca o resultado final do processo de ensino-aprendizagem como ponto de partida para o planejamento das atividades e conteúdos, como também permite uma organização clara e coerente do ensino, garantindo que as atividades sejam direcionadas para o desenvolvimento das habilidades desejadas. Desse modo, a dinâmica do desenvolvimento da oficina se deu por meio de atividades em grupos de cunho colaborativo, na qual os estudantes puderam participar ativamente no desdobramento da atividade proposta, sendo protagonistas e responsáveis pela construção do próprio conhecimento. Nesse sentido, o passo a passo da oficina seguiu as seguintes etapas: a. Preenchimento da tabela SIAR (Saber-Indagar-Aprender-Refletir) no ensino que é uma ferramenta utilizada para organização de informações e dados relacionados aos sistemas de avaliação do ensino (Assali, 2013) a fim de identificar os conhecimentos prévios acerca do planejamento reverso. b. Construção de um mapa mental (Buzan, 2005) com o conceito central “professor reflexivo”, c. Debate aberto sobre os conceitos relatados pelos estudantes, d. Apresentação dos conteúdos “metodologias ativas” (Morán, 2015) e “planejamento reverso” pelo docente, e. Atividade mão na massa caracterizada pela construção de um planejamento reverso com base na BNCC (Gontijo, 2015), f. Apresentação do planejamento reverso e encerramento da oficina com o término do preenchimento da tabela SIAR com a finalidade de avaliação do que foi estudado. Os dados da tabela SIAR foram analisados pelo método da análise de conteúdo (Bardin, 1977), por meio da técnica da análise temática ou categorial e apresentados em quadros. Sendo assim, a oficina foi de grande valia para nossa prática enquanto pesquisadores pois nos proporcionou uma experiência valiosa pela oportunidade de contribuir para a formação inicial dos estudantes e futuros docentes. No entanto, como resultado da atividade desenvolvida, espera-se poder colaborar para a construção conhecimentos que sejam capazes de contribuir positivamente para formação desses estudantes e que os mesmos se reconheçam como seres formadores de indivíduos, que por meio da educação e ensino, poderão atuar ativamente na sociedade, construindo atores pensantes, críticos e reflexivos acerca da realidade em que estão inseridos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2103_TB139_16102024095132.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE FRADE ALVES DO AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE"
    "autor_email" => "joycefradealves.amaral@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho é caracterizado como relato de experiência e tem o objetivo de demonstrar o desenvolvimento de uma oficina realizada em uma escola da rede estadual no município de Duque de Caxias - RJ, para estudantes do curso de formação de professores em nível médio. A oficina foi realizada durante um evento denominado “Semana Pedagógica”. Como referencial teórico, utilizou-se o aporte na teoria da aprendizagem significativa, proposta por David Ausubel (2012), que enfatiza a importância de construir significado e conexões entre o novo conhecimento e o conhecimento prévio do aluno. Segundo essa teoria, para que a aprendizagem seja significativa, é fundamental que o aluno esteja ativamente envolvido no processo, relacionando o novo conteúdo com experiências anteriores, refletindo sobre seu significado e aplicando-o em situações práticas. Nesse sentido, a oficina versa sobre as metodologias ativas, em específico o planejamento reverso, como instrumento facilitador do processo de ensino e de aprendizagem. O planejamento reverso (Wiggins & McTighe, 2019) é uma abordagem que coloca o resultado final do processo de ensino-aprendizagem como ponto de partida para o planejamento das atividades e conteúdos, como também permite uma organização clara e coerente do ensino, garantindo que as atividades sejam direcionadas para o desenvolvimento das habilidades desejadas. Desse modo, a dinâmica do desenvolvimento da oficina se deu por meio de atividades em grupos de cunho colaborativo, na qual os estudantes puderam participar ativamente no desdobramento da atividade proposta, sendo protagonistas e responsáveis pela construção do próprio conhecimento. Nesse sentido, o passo a passo da oficina seguiu as seguintes etapas: a. Preenchimento da tabela SIAR (Saber-Indagar-Aprender-Refletir) no ensino que é uma ferramenta utilizada para organização de informações e dados relacionados aos sistemas de avaliação do ensino (Assali, 2013) a fim de identificar os conhecimentos prévios acerca do planejamento reverso. b. Construção de um mapa mental (Buzan, 2005) com o conceito central “professor reflexivo”, c. Debate aberto sobre os conceitos relatados pelos estudantes, d. Apresentação dos conteúdos “metodologias ativas” (Morán, 2015) e “planejamento reverso” pelo docente, e. Atividade mão na massa caracterizada pela construção de um planejamento reverso com base na BNCC (Gontijo, 2015), f. Apresentação do planejamento reverso e encerramento da oficina com o término do preenchimento da tabela SIAR com a finalidade de avaliação do que foi estudado. Os dados da tabela SIAR foram analisados pelo método da análise de conteúdo (Bardin, 1977), por meio da técnica da análise temática ou categorial e apresentados em quadros. Sendo assim, a oficina foi de grande valia para nossa prática enquanto pesquisadores pois nos proporcionou uma experiência valiosa pela oportunidade de contribuir para a formação inicial dos estudantes e futuros docentes. No entanto, como resultado da atividade desenvolvida, espera-se poder colaborar para a construção conhecimentos que sejam capazes de contribuir positivamente para formação desses estudantes e que os mesmos se reconheçam como seres formadores de indivíduos, que por meio da educação e ensino, poderão atuar ativamente na sociedade, construindo atores pensantes, críticos e reflexivos acerca da realidade em que estão inseridos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.