Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE A PRESENÇA DE CRIANÇAS NEUROATÍPICAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO NORDESTE PARAENSE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108935
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 111
    "inscrito_id" => 2950
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE A PRESENÇA DE CRIANÇAS NEUROATÍPICAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO NORDESTE PARAENSE"
    "resumo" => "Este trabalho teve início a partir da experiência adquirida durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irene Rodrigues Titan. O presente relato tem como objetivo proporcionar uma visão clara dos desafios com base no contexto da experiencia professor/sala de aula, na educação de crianças atípicas (Crianças com desenvolvimento atípico são aqueles que tem algum comportamento fora dos padrões sociais, é alguém com desenvolvimento neurológico cognitivos, isso engloba condições como autismo, TDHA, dislexia). O referencial teórico-metodológico deste trabalho se fundamenta na combinação de uma abordagem cultural da educação física com as técnicas de observação e pesquisa aplicadas no contexto educacional. A experiência do estágio proporcionou uma visão prática da realidade do ambiente escolar que até então não havia sido experienciada por graduandos do curso. Durante o estágio houve a liberdade para mostrar saberes teóricos adquiridos na graduação em sala de aula, a partir das regências e observações foi possível identificar problemas comuns ao cotidiano do professor como: falta de recursos, indisciplina dos alunos e a falta de qualificação para lidar com crianças atípicas. Isso permitiu uma compreensão integrada da experiência do estágio, abrangendo tanto a preparação e execução das aulas quanto a observação e análise das adversidades. Embora a importância dessa disciplina para a formação profissional seja indiscutível, observamos que ela não prepara o discente para certos problemas práticos, vivenciados por profissionais da área como a necessidade de políticas públicas que intervenham em particular pessoas neuroatípicas. Palavras-chave:Desafios, Estágio Supervisionado, Educação Física, Trabalho Pedagógico,"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2950_TB111_27102024102058.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ALANA VIANA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA"
    "autor_email" => "alanaviana479@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108935
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 111
    "inscrito_id" => 2950
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE A PRESENÇA DE CRIANÇAS NEUROATÍPICAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO NORDESTE PARAENSE"
    "resumo" => "Este trabalho teve início a partir da experiência adquirida durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irene Rodrigues Titan. O presente relato tem como objetivo proporcionar uma visão clara dos desafios com base no contexto da experiencia professor/sala de aula, na educação de crianças atípicas (Crianças com desenvolvimento atípico são aqueles que tem algum comportamento fora dos padrões sociais, é alguém com desenvolvimento neurológico cognitivos, isso engloba condições como autismo, TDHA, dislexia). O referencial teórico-metodológico deste trabalho se fundamenta na combinação de uma abordagem cultural da educação física com as técnicas de observação e pesquisa aplicadas no contexto educacional. A experiência do estágio proporcionou uma visão prática da realidade do ambiente escolar que até então não havia sido experienciada por graduandos do curso. Durante o estágio houve a liberdade para mostrar saberes teóricos adquiridos na graduação em sala de aula, a partir das regências e observações foi possível identificar problemas comuns ao cotidiano do professor como: falta de recursos, indisciplina dos alunos e a falta de qualificação para lidar com crianças atípicas. Isso permitiu uma compreensão integrada da experiência do estágio, abrangendo tanto a preparação e execução das aulas quanto a observação e análise das adversidades. Embora a importância dessa disciplina para a formação profissional seja indiscutível, observamos que ela não prepara o discente para certos problemas práticos, vivenciados por profissionais da área como a necessidade de políticas públicas que intervenham em particular pessoas neuroatípicas. Palavras-chave:Desafios, Estágio Supervisionado, Educação Física, Trabalho Pedagógico,"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2950_TB111_27102024102058.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ALANA VIANA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA"
    "autor_email" => "alanaviana479@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho teve início a partir da experiência adquirida durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irene Rodrigues Titan. O presente relato tem como objetivo proporcionar uma visão clara dos desafios com base no contexto da experiencia professor/sala de aula, na educação de crianças atípicas (Crianças com desenvolvimento atípico são aqueles que tem algum comportamento fora dos padrões sociais, é alguém com desenvolvimento neurológico cognitivos, isso engloba condições como autismo, TDHA, dislexia). O referencial teórico-metodológico deste trabalho se fundamenta na combinação de uma abordagem cultural da educação física com as técnicas de observação e pesquisa aplicadas no contexto educacional. A experiência do estágio proporcionou uma visão prática da realidade do ambiente escolar que até então não havia sido experienciada por graduandos do curso. Durante o estágio houve a liberdade para mostrar saberes teóricos adquiridos na graduação em sala de aula, a partir das regências e observações foi possível identificar problemas comuns ao cotidiano do professor como: falta de recursos, indisciplina dos alunos e a falta de qualificação para lidar com crianças atípicas. Isso permitiu uma compreensão integrada da experiência do estágio, abrangendo tanto a preparação e execução das aulas quanto a observação e análise das adversidades. Embora a importância dessa disciplina para a formação profissional seja indiscutível, observamos que ela não prepara o discente para certos problemas práticos, vivenciados por profissionais da área como a necessidade de políticas públicas que intervenham em particular pessoas neuroatípicas. Palavras-chave:Desafios, Estágio Supervisionado, Educação Física, Trabalho Pedagógico,

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.