Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DIFICULDADE ENFRENTADA PELOS PCD’S COM DIFICULDADE DE FALA EM APRENDER OUTRAS LÍNGUAS/ IDIOMAS: DESAFIOS E ENFRENTAMENTO DA INCLUSÃO ESCOLAR. O QUE FAZER PARA ENFRENTA-LOS?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108904
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 66
    "inscrito_id" => 659
    "titulo" => "A DIFICULDADE ENFRENTADA PELOS PCD’S COM DIFICULDADE DE FALA EM APRENDER OUTRAS LÍNGUAS/ IDIOMAS: DESAFIOS E ENFRENTAMENTO DA INCLUSÃO ESCOLAR. O QUE FAZER PARA ENFRENTA-LOS?"
    "resumo" => "Este trabalho busca discutir a dificuldade e desafios que Pessoas com Deficiência - PCD’s enfrentam ao ingressarem em ambientes escolares para aprender uma segunda língua/idiomas e como esse enfrentamento vem ao encontro de barreiras de inclusão para sua auto aceitação – principalmente para aqueles àqueles que possuem dificuldade de fala, pois segundo a Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015 que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) da Pessoa com Deficiência, estas práticas são conceituadas como barreiras atitudinais, atitudes ou comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Assim, o objetivo desta pesquisa é o de catalogar e mostrar a dificuldade que os PCD’s com dificuldade de fala enfrentam para aprender outros idiomas/línguas diferentes da sua língua materna. A metodologia é de cunho qualitativo com embasamento teórica-metodológico em pesquisas, dialogadas com alguns autores, como Vygotsky (2015); Dias (2021); Keysar (2012); Kobolt & Mira (2015); Saussure (2001) e Ganschow e Sparks (1995) onde será discutido a dificuldade de aprender outras línguas/Idiomas com baseamento não somente nos autores como também em entrevistas para um melhor entendimento do assunto referente. Portando este trabalho será uma forma de trazer reflexão e entendimento sobre as dificuldades dos PCD’s com dificuldade de fala aprender outras línguas/idiomas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID659_TB66_10102024134030.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELICA MARIA SAMPAIO CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "ANGELICA"
    "autor_email" => "sampaioangelica040@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108904
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 66
    "inscrito_id" => 659
    "titulo" => "A DIFICULDADE ENFRENTADA PELOS PCD’S COM DIFICULDADE DE FALA EM APRENDER OUTRAS LÍNGUAS/ IDIOMAS: DESAFIOS E ENFRENTAMENTO DA INCLUSÃO ESCOLAR. O QUE FAZER PARA ENFRENTA-LOS?"
    "resumo" => "Este trabalho busca discutir a dificuldade e desafios que Pessoas com Deficiência - PCD’s enfrentam ao ingressarem em ambientes escolares para aprender uma segunda língua/idiomas e como esse enfrentamento vem ao encontro de barreiras de inclusão para sua auto aceitação – principalmente para aqueles àqueles que possuem dificuldade de fala, pois segundo a Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015 que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) da Pessoa com Deficiência, estas práticas são conceituadas como barreiras atitudinais, atitudes ou comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Assim, o objetivo desta pesquisa é o de catalogar e mostrar a dificuldade que os PCD’s com dificuldade de fala enfrentam para aprender outros idiomas/línguas diferentes da sua língua materna. A metodologia é de cunho qualitativo com embasamento teórica-metodológico em pesquisas, dialogadas com alguns autores, como Vygotsky (2015); Dias (2021); Keysar (2012); Kobolt & Mira (2015); Saussure (2001) e Ganschow e Sparks (1995) onde será discutido a dificuldade de aprender outras línguas/Idiomas com baseamento não somente nos autores como também em entrevistas para um melhor entendimento do assunto referente. Portando este trabalho será uma forma de trazer reflexão e entendimento sobre as dificuldades dos PCD’s com dificuldade de fala aprender outras línguas/idiomas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID659_TB66_10102024134030.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELICA MARIA SAMPAIO CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "ANGELICA"
    "autor_email" => "sampaioangelica040@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho busca discutir a dificuldade e desafios que Pessoas com Deficiência - PCD’s enfrentam ao ingressarem em ambientes escolares para aprender uma segunda língua/idiomas e como esse enfrentamento vem ao encontro de barreiras de inclusão para sua auto aceitação – principalmente para aqueles àqueles que possuem dificuldade de fala, pois segundo a Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015 que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) da Pessoa com Deficiência, estas práticas são conceituadas como barreiras atitudinais, atitudes ou comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Assim, o objetivo desta pesquisa é o de catalogar e mostrar a dificuldade que os PCD’s com dificuldade de fala enfrentam para aprender outros idiomas/línguas diferentes da sua língua materna. A metodologia é de cunho qualitativo com embasamento teórica-metodológico em pesquisas, dialogadas com alguns autores, como Vygotsky (2015); Dias (2021); Keysar (2012); Kobolt & Mira (2015); Saussure (2001) e Ganschow e Sparks (1995) onde será discutido a dificuldade de aprender outras línguas/Idiomas com baseamento não somente nos autores como também em entrevistas para um melhor entendimento do assunto referente. Portando este trabalho será uma forma de trazer reflexão e entendimento sobre as dificuldades dos PCD’s com dificuldade de fala aprender outras línguas/idiomas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.