Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINCAR E APRENDER: A ESSÊNCIA DA INFÂNCIA E A APRENDIZAGEM LUDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem na educação infantil deve ser significativo. A ludicidade desenvolve o indivíduo como um todo, possibilitando um ambiente de ensino agradável, satisfatório e atraente. Nesse caso, a educação infantil deve considerar a prática da ludicidade como uma ferramenta que auxiliará no desenvolvimento das crianças. Nesse sentido, o estudo tem como finalidade analisar as contribuições da aprendizagem lúdica na educação infantil, destacando a importância do jogo, brinquedo, brincadeiras e da motricidade humana no ambiente escolar, como peculiar da infância e pilar da educação infantil. O problema da pesquisa foi estudado por meio de uma pesquisa bibliográfica, cuja abordagem foi qualitativa. A coleta de dados e informações tiveram como fonte artigos publicados em Língua Portuguesa, em revistas especializadas do campo educacional, no período de 2020 a 2023, publicados na plataforma Scielo. O estudo fundamentou-se nos discursos sobre ludicidade e sua importância para a educação infantil de Ribeiro (2015), Fortuna (2011), Macedo (2015), na Base Nacional Comum Curricular (2017), nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), dentre outros. A partir da análise realizada dos autores arrolados na pesquisa, é possível assegurar que a ludicidade tem um papel imprescindível na formação e desenvolvimento integral da criança, contribuindo com seu desenvolvimento físico-motor, cognitivo, afetivo e sociocultural. Quando utilizada na escola, como pilar da educação infantil, torna o ensino prazeroso, satisfatório, atraente e facilitador de diferentes aprendizagens. Isto implica a defesa de uma educação lúdica, que respeite o que é mais peculiar na infância, isto é, o jogo, o brinquedo e a brincadeira, garantindo desse forma, nos estabelecimentos de ensino, brinquedotecas, parques infantis, rotinas didática que comtemplem e estimulem a brincadeira livre, os jogos tradicionais infantis, bem como a formação dos profissionais da educação, especialmente dos professores, em relação ao conhecimento da corporeidade, motricidade e ludicidade humana e sua utilização da educação infantil

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