Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

JOGO DA MEMÓRIA: ABORDAGEM LÚDICA VOLTADA AO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFBA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA.

Palavra-chaves: QUÍMICA, ATIVIDADE LÚDICA, JOGO DA MEMÓRIA, FUNÇÕES ORGÂNICAS Pôster (PO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107967
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 514
    "inscrito_id" => 2848
    "titulo" => "JOGO DA MEMÓRIA: ABORDAGEM LÚDICA VOLTADA AO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFBA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA."
    "resumo" => "Mesmo possuindo um conteúdo presente em nosso dia a dia, a componente Química é vista, por muitos estudantes do Ensino Médio, como algo desinteressante, abstrato e totalmente desconectado da realidade, afetando diretamente seu aprendizado. Diante disso, o presente trabalho utiliza uma metodologia lúdica de forma a corroborar com o entendimento e fixação das Funções Orgânicas nas aulas de Química. É proposto um jogo da memória contendo 10 pares, sendo, respectivamente, o nome de uma função orgânica e uma estrutura de uma substância orgânica que represente a relacionada função. O jogo proposto foi confeccionado de modo simples, reciclável e acessível. A intervenção foi realizada na sala do 3° ano do Ensino Médio Integrado do IFBA, campus Vitória da Conquista. Observamos que o uso desta metodologia atuou como um estímulo significativo para despertar o interesse dos estudantes pelo processo de aprendizado, contribuindo assim para a construção e reconstrução do conhecimento químico abordado no jogo da memória. Os Jogos referentes às Funções Orgânicas surgiram como uma resposta à necessidade de inovação no ensino de química, tendo em vista que, muitas vezes, o ensino é realizado de forma mecânico e pouco intuitivo, criando bloqueios. A utilização do jogo da memória provocou não apenas o aumento do interesse dos estudantes pelo componente de química, mas também uma melhoria em seu desempenho acadêmico. Além de permitir que, futuramente, o mesmo seja aprimorado e personalizado de forma a atender às necessidades específicas dos estudantes, bem como investigar suas implicações em diversas áreas do ensino de química."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, ATIVIDADE LÚDICA, JOGO DA MEMÓRIA, FUNÇÕES ORGÂNICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "667ec9f64a5b0_28062024113430.pdf"
    "created_at" => "2024-06-28 11:34:30"
    "updated_at" => "2024-07-01 09:47:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELQUISEDEQUE DE JESUS FIGUEIRÊDO"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "melqui.jesus157@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107967
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 514
    "inscrito_id" => 2848
    "titulo" => "JOGO DA MEMÓRIA: ABORDAGEM LÚDICA VOLTADA AO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFBA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA."
    "resumo" => "Mesmo possuindo um conteúdo presente em nosso dia a dia, a componente Química é vista, por muitos estudantes do Ensino Médio, como algo desinteressante, abstrato e totalmente desconectado da realidade, afetando diretamente seu aprendizado. Diante disso, o presente trabalho utiliza uma metodologia lúdica de forma a corroborar com o entendimento e fixação das Funções Orgânicas nas aulas de Química. É proposto um jogo da memória contendo 10 pares, sendo, respectivamente, o nome de uma função orgânica e uma estrutura de uma substância orgânica que represente a relacionada função. O jogo proposto foi confeccionado de modo simples, reciclável e acessível. A intervenção foi realizada na sala do 3° ano do Ensino Médio Integrado do IFBA, campus Vitória da Conquista. Observamos que o uso desta metodologia atuou como um estímulo significativo para despertar o interesse dos estudantes pelo processo de aprendizado, contribuindo assim para a construção e reconstrução do conhecimento químico abordado no jogo da memória. Os Jogos referentes às Funções Orgânicas surgiram como uma resposta à necessidade de inovação no ensino de química, tendo em vista que, muitas vezes, o ensino é realizado de forma mecânico e pouco intuitivo, criando bloqueios. A utilização do jogo da memória provocou não apenas o aumento do interesse dos estudantes pelo componente de química, mas também uma melhoria em seu desempenho acadêmico. Além de permitir que, futuramente, o mesmo seja aprimorado e personalizado de forma a atender às necessidades específicas dos estudantes, bem como investigar suas implicações em diversas áreas do ensino de química."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, ATIVIDADE LÚDICA, JOGO DA MEMÓRIA, FUNÇÕES ORGÂNICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "667ec9f64a5b0_28062024113430.pdf"
    "created_at" => "2024-06-28 11:34:30"
    "updated_at" => "2024-07-01 09:47:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELQUISEDEQUE DE JESUS FIGUEIRÊDO"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "melqui.jesus157@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Mesmo possuindo um conteúdo presente em nosso dia a dia, a componente Química é vista, por muitos estudantes do Ensino Médio, como algo desinteressante, abstrato e totalmente desconectado da realidade, afetando diretamente seu aprendizado. Diante disso, o presente trabalho utiliza uma metodologia lúdica de forma a corroborar com o entendimento e fixação das Funções Orgânicas nas aulas de Química. É proposto um jogo da memória contendo 10 pares, sendo, respectivamente, o nome de uma função orgânica e uma estrutura de uma substância orgânica que represente a relacionada função. O jogo proposto foi confeccionado de modo simples, reciclável e acessível. A intervenção foi realizada na sala do 3° ano do Ensino Médio Integrado do IFBA, campus Vitória da Conquista. Observamos que o uso desta metodologia atuou como um estímulo significativo para despertar o interesse dos estudantes pelo processo de aprendizado, contribuindo assim para a construção e reconstrução do conhecimento químico abordado no jogo da memória. Os Jogos referentes às Funções Orgânicas surgiram como uma resposta à necessidade de inovação no ensino de química, tendo em vista que, muitas vezes, o ensino é realizado de forma mecânico e pouco intuitivo, criando bloqueios. A utilização do jogo da memória provocou não apenas o aumento do interesse dos estudantes pelo componente de química, mas também uma melhoria em seu desempenho acadêmico. Além de permitir que, futuramente, o mesmo seja aprimorado e personalizado de forma a atender às necessidades específicas dos estudantes, bem como investigar suas implicações em diversas áreas do ensino de química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.