O presente artigo aborda o ensino de Arquitetura da Paisagem, por meio da experiência da criação de um curso de especialização com abrangência nacional. Ao observar lacunas sobre o tema no âmbito da graduação em Arquitetura e Urbanismo, perceber as demandas urgentes do mundo contemporâneo por soluções resilientes para as paisagens e vislumbrar possibilidades de capacitar profissionais para este fim, a pós-graduação em Arquitetura da Paisagem foi desenvolvida através da colaboração de um grupo de pesquisadores-docentes. O curso é estruturado em três módulos, cujas temáticas se concentram em: paisagem e ambiente, morfologia urbana e paisagem cultural, recuperação de áreas degradadas e transformabilidade. A cada módulo um conjunto de disciplinas focalizam e aprofundam os temas, oferecendo um aporte conceitual e metodológico que é aplicado em estudos de caso, escolhidos por cada aluno. Com a oferta anual de turmas, em formato remoto, aulas síncronas, e a interação entre professores e alunos de diferentes paisagens brasileiras, o curso tem demonstrado novas possibilidades de ensino-aprendizagem, as quais permitem uma avaliação dos desafios encontrados e dos resultados obtidos até o presente momento. Nesse sentido, destaca-se o esforço por estabelecer esse campo do conhecimento como necessidade real para atuação profissional, frente à crescente demanda contemporânea pela difusão de bases teóricas e metodológicas sobre a paisagem. Competências e pensamento crítico são estimulados em atividades que envolvem pesquisa, uso de tecnologias, desenvolvimento acadêmico e concepção projetual e de planejamento. O curso acompanha novas tendências de comunicação virtual, que redefinem as fronteiras de interação social e pedagógica, ampliando as possibilidades de desenvolvimento e internacionalização de redes profissionais, contribuindo para a consolidação da Arquitetura da Paisagem no Brasil.