O tema deste artigo surge de uma inquietação sobre a relação entre teoria e prática no ensino-aprendizagem em arquitetura da paisagem. Este artigo apropria-se de base teórica, mas também empírica, a partir de experiências em ensino, pesquisa e extensão em 2023. Primeiramente, apresentam-se algumas considerações sobre o ensino da arquitetura da paisagem na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA. Em seguida, apresenta-se a oficina de arquitetura da paisagem como recurso metodológico que usa a teoria como instrumento da prática do processo de projeto. Discute-se como problema a necessidade do debate das ideias, pautado na teoria e na prática aplicadas a variedade das paisagens amazônicas. A partir de um estudo teórico-empírico a ser realizado, o objetivo do trabalho é reconhecer o papel didático da oficina em arquitetura da paisagem como incentivo à discussão teórica, à estética, à relevância social, ao aspecto formal e construtivo da obra paisagística, inserindo o aluno em uma prática projetual – na Amazônia brasileira – que respeite a diversidade ambiental, cultural, histórica e social. Como resultado mais importante, observa-se a indissolúvel relação entre teoria e prática no ensino-aprendizagem do processo de projeto a partir da oficina de arquitetura da paisagem.