Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA DO SÉCULO XVI : UM RELATO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA NO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107770
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1250
    "inscrito_id" => 1107
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA DO SÉCULO XVI : UM RELATO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA NO PIBID"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta o relato de uma intervenção didática proporcionada pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na rede estadual de Pernambuco em 2023. O objetivo principal deste material é o de contribuir na discussão sobre o ensino de literatura voltado à preparação para o vestibular, assim como a formação de leitores. Para a realização, foram ministradas duas aulas expositivas de cinquenta minutos em cinco turmas do primeiro ano do Ensino Médio. Ao final do projeto, apesar da literatura, geralmente, não estar associada aos principais interesses dos jovens, encontramos um cenário bastante motivador, demonstrando que, com o acesso ao texto e com o ensino que incentiva a curiosidade através da leitura atenta, os secundaristas podem fazer parte do público leitor literário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID1107_TB1250_03042024132949.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO IVSON BALBINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "pedroivson5@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107770
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1250
    "inscrito_id" => 1107
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA DO SÉCULO XVI : UM RELATO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA NO PIBID"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta o relato de uma intervenção didática proporcionada pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na rede estadual de Pernambuco em 2023. O objetivo principal deste material é o de contribuir na discussão sobre o ensino de literatura voltado à preparação para o vestibular, assim como a formação de leitores. Para a realização, foram ministradas duas aulas expositivas de cinquenta minutos em cinco turmas do primeiro ano do Ensino Médio. Ao final do projeto, apesar da literatura, geralmente, não estar associada aos principais interesses dos jovens, encontramos um cenário bastante motivador, demonstrando que, com o acesso ao texto e com o ensino que incentiva a curiosidade através da leitura atenta, os secundaristas podem fazer parte do público leitor literário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID1107_TB1250_03042024132949.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO IVSON BALBINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "pedroivson5@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de uma intervenção didática proporcionada pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na rede estadual de Pernambuco em 2023. O objetivo principal deste material é o de contribuir na discussão sobre o ensino de literatura voltado à preparação para o vestibular, assim como a formação de leitores. Para a realização, foram ministradas duas aulas expositivas de cinquenta minutos em cinco turmas do primeiro ano do Ensino Médio. Ao final do projeto, apesar da literatura, geralmente, não estar associada aos principais interesses dos jovens, encontramos um cenário bastante motivador, demonstrando que, com o acesso ao texto e com o ensino que incentiva a curiosidade através da leitura atenta, os secundaristas podem fazer parte do público leitor literário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.