Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

OS JOGOS COMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107728
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1177
    "inscrito_id" => 1679
    "titulo" => "OS JOGOS COMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "As experiências no ensino de Geografia através do Pibid, permitem renovar as metodologias adotadas no ensino da disciplina, propondo um raciocínio acerca das práticas pedagógicas e de suas concepções geográficas, o que facilita no entendimento das condições de aprendizagem na educação básica. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as aulas de Geografia no ensino médio e inserir novas práticas didáticas no processo de ensino-aprendizagem. Assim, na perspectiva de despertar no aluno, o interesse pelo aprender, instigando o raciocínio, foi realizado pesquisas sobre atividades lúdicas, com a proposta de tirar os alunos da rotina teórica. Dessa maneira, foi inserido a utilização de um jogo didático-pedagógico, consistindo em um Bingo Educativo, como ferramenta auxiliar do estudo de conceitos geográficos, priorizando questões relacionadas ao tema de urbanização. Durante a aplicação da dinâmica os alunos demonstraram interesse e predisposição para a novidade apresentada. Tal fato, facilitou no desempenho da dinâmica, que inclusive demonstrou que os estudantes estão dispostos a aprender, com instrumentos que fogem ao ensino tradicional, e que acabam despertando a curiosidade e a busca pelo conhecimento através de novas metodologias. A aplicação das atividades lúdicas são muito importantes em todas as etapas de ensino, pois contribuem como auxílio didático complementar nas aulas, sendo eficiente para a construção e reconstrução do aprendizado escolar, estimulando a participação e o intelecto dos educandos, sem deixar de lado a serenidade dos conteúdos a serem lecionados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1679_TB1177_24042024220704.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENE DE MELO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MILENE"
    "autor_email" => "milene.melo.2021@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107728
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1177
    "inscrito_id" => 1679
    "titulo" => "OS JOGOS COMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "As experiências no ensino de Geografia através do Pibid, permitem renovar as metodologias adotadas no ensino da disciplina, propondo um raciocínio acerca das práticas pedagógicas e de suas concepções geográficas, o que facilita no entendimento das condições de aprendizagem na educação básica. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as aulas de Geografia no ensino médio e inserir novas práticas didáticas no processo de ensino-aprendizagem. Assim, na perspectiva de despertar no aluno, o interesse pelo aprender, instigando o raciocínio, foi realizado pesquisas sobre atividades lúdicas, com a proposta de tirar os alunos da rotina teórica. Dessa maneira, foi inserido a utilização de um jogo didático-pedagógico, consistindo em um Bingo Educativo, como ferramenta auxiliar do estudo de conceitos geográficos, priorizando questões relacionadas ao tema de urbanização. Durante a aplicação da dinâmica os alunos demonstraram interesse e predisposição para a novidade apresentada. Tal fato, facilitou no desempenho da dinâmica, que inclusive demonstrou que os estudantes estão dispostos a aprender, com instrumentos que fogem ao ensino tradicional, e que acabam despertando a curiosidade e a busca pelo conhecimento através de novas metodologias. A aplicação das atividades lúdicas são muito importantes em todas as etapas de ensino, pois contribuem como auxílio didático complementar nas aulas, sendo eficiente para a construção e reconstrução do aprendizado escolar, estimulando a participação e o intelecto dos educandos, sem deixar de lado a serenidade dos conteúdos a serem lecionados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1679_TB1177_24042024220704.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENE DE MELO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MILENE"
    "autor_email" => "milene.melo.2021@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

As experiências no ensino de Geografia através do Pibid, permitem renovar as metodologias adotadas no ensino da disciplina, propondo um raciocínio acerca das práticas pedagógicas e de suas concepções geográficas, o que facilita no entendimento das condições de aprendizagem na educação básica. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as aulas de Geografia no ensino médio e inserir novas práticas didáticas no processo de ensino-aprendizagem. Assim, na perspectiva de despertar no aluno, o interesse pelo aprender, instigando o raciocínio, foi realizado pesquisas sobre atividades lúdicas, com a proposta de tirar os alunos da rotina teórica. Dessa maneira, foi inserido a utilização de um jogo didático-pedagógico, consistindo em um Bingo Educativo, como ferramenta auxiliar do estudo de conceitos geográficos, priorizando questões relacionadas ao tema de urbanização. Durante a aplicação da dinâmica os alunos demonstraram interesse e predisposição para a novidade apresentada. Tal fato, facilitou no desempenho da dinâmica, que inclusive demonstrou que os estudantes estão dispostos a aprender, com instrumentos que fogem ao ensino tradicional, e que acabam despertando a curiosidade e a busca pelo conhecimento através de novas metodologias. A aplicação das atividades lúdicas são muito importantes em todas as etapas de ensino, pois contribuem como auxílio didático complementar nas aulas, sendo eficiente para a construção e reconstrução do aprendizado escolar, estimulando a participação e o intelecto dos educandos, sem deixar de lado a serenidade dos conteúdos a serem lecionados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.