Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

APLICAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO PRODUTO EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA: LEIS DE NEWTON E ENERGIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107415
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 613
    "inscrito_id" => 915
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO PRODUTO EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA: LEIS DE NEWTON E ENERGIA."
    "resumo" => "Em muitos contextos da sociedade atual, as histórias em quadrinhos (HQs) estão presentes, desde uma revista em quadrinhos, uma tirinha no livro didático e até nas mídias digitais. Neste trabalho, foi elaborada e produzida uma HQs como ação do Programa de Iniciação à docência (PIBID) sobre as Leis de Newton e Energia Mecânica para aplicação em três turmas do primeiro ano do ensino médio, em uma escola campo da rede pública de ensino da região metropolitana de Belém-PA. As revistas em quadrinhos foram distribuídas as turmas, como atividade de revisão e fixação. Após a leitura, responderam dois breves questionários, um sobre o conteúdo visto na HQs e o segundo sobre a metodologia aplicada. Como resultados, foi observado que a proposta do uso da HQs foi bem recebida, em que os estudantes demonstraram interesse ao longo da leitura. Portanto, os resultados nos indicam que o produto educacional das HQs em sala de aula é algo positivo, uma leitura agradável e aceita com facilidade pelos estudantes, e muito útil nas aulas de Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID915_TB613_25042024153903.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEODILSON DA SILVA RIBEIRO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "CLEODILSON"
    "autor_email" => "cleodilsonribeiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107415
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 613
    "inscrito_id" => 915
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO PRODUTO EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA: LEIS DE NEWTON E ENERGIA."
    "resumo" => "Em muitos contextos da sociedade atual, as histórias em quadrinhos (HQs) estão presentes, desde uma revista em quadrinhos, uma tirinha no livro didático e até nas mídias digitais. Neste trabalho, foi elaborada e produzida uma HQs como ação do Programa de Iniciação à docência (PIBID) sobre as Leis de Newton e Energia Mecânica para aplicação em três turmas do primeiro ano do ensino médio, em uma escola campo da rede pública de ensino da região metropolitana de Belém-PA. As revistas em quadrinhos foram distribuídas as turmas, como atividade de revisão e fixação. Após a leitura, responderam dois breves questionários, um sobre o conteúdo visto na HQs e o segundo sobre a metodologia aplicada. Como resultados, foi observado que a proposta do uso da HQs foi bem recebida, em que os estudantes demonstraram interesse ao longo da leitura. Portanto, os resultados nos indicam que o produto educacional das HQs em sala de aula é algo positivo, uma leitura agradável e aceita com facilidade pelos estudantes, e muito útil nas aulas de Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID915_TB613_25042024153903.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEODILSON DA SILVA RIBEIRO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "CLEODILSON"
    "autor_email" => "cleodilsonribeiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Em muitos contextos da sociedade atual, as histórias em quadrinhos (HQs) estão presentes, desde uma revista em quadrinhos, uma tirinha no livro didático e até nas mídias digitais. Neste trabalho, foi elaborada e produzida uma HQs como ação do Programa de Iniciação à docência (PIBID) sobre as Leis de Newton e Energia Mecânica para aplicação em três turmas do primeiro ano do ensino médio, em uma escola campo da rede pública de ensino da região metropolitana de Belém-PA. As revistas em quadrinhos foram distribuídas as turmas, como atividade de revisão e fixação. Após a leitura, responderam dois breves questionários, um sobre o conteúdo visto na HQs e o segundo sobre a metodologia aplicada. Como resultados, foi observado que a proposta do uso da HQs foi bem recebida, em que os estudantes demonstraram interesse ao longo da leitura. Portanto, os resultados nos indicam que o produto educacional das HQs em sala de aula é algo positivo, uma leitura agradável e aceita com facilidade pelos estudantes, e muito útil nas aulas de Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.