Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

O PAPEL DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
0 of 0
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107618 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 985 "inscrito_id" => 3361 "titulo" => "O PAPEL DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.O PAPEL DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DE PRO" "resumo" => "Este estudo apresenta um relato de experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Pedagogia da [NOME DA FACULDADE], campus da [NOME DA UNIVERSIDADE], tendo como intuito destacar suas contribuições para a formação dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste relato compreende-se como a formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental é crucial para garantir uma educação de qualidade. A pesquisa foi produzida em uma abordagem qualitativa, via estudo bibliográfico, elaborado em 2024, fundamentado em: Canário (2001), Nóvoa (1997), Oliveira e Barbosa (2013) e Rausch (2013). Durante a participação no PIBID, foram identificados desafios na integração entre teoria e prática, destacando a importância do programa em proporcionar experiências de iniciação à docência. O PIBID promove uma abordagem mais integrada na formação dos professores, estimulando uma reflexão constante sobre a prática de ensino. A relação estreita entre a formação nas universidades e a prática nas escolas contribui para a constituição da identidade profissional dos professores. Programas como o PIBID incentivam a adoção de abordagens pedagógicas inovadoras e promovem uma cultura educacional que valoriza o contexto sociocultural dos alunos. Por meio dessas iniciativas é possível enfrentar os desafios da educação contemporânea e promover uma formação mais fundamentada, transformadora e reflexiva.Este estudo apresenta um relato de experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Pedagogia da [NOME DA FACULDADE], campus da [N" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3361_TB985_27042024162634.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA SOARES RODRIGUES." "autor_nome_curto" => "LORENA" "autor_email" => "lorena.soares.rodrigues019@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107618 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 985 "inscrito_id" => 3361 "titulo" => "O PAPEL DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.O PAPEL DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DE PRO" "resumo" => "Este estudo apresenta um relato de experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Pedagogia da [NOME DA FACULDADE], campus da [NOME DA UNIVERSIDADE], tendo como intuito destacar suas contribuições para a formação dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste relato compreende-se como a formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental é crucial para garantir uma educação de qualidade. A pesquisa foi produzida em uma abordagem qualitativa, via estudo bibliográfico, elaborado em 2024, fundamentado em: Canário (2001), Nóvoa (1997), Oliveira e Barbosa (2013) e Rausch (2013). Durante a participação no PIBID, foram identificados desafios na integração entre teoria e prática, destacando a importância do programa em proporcionar experiências de iniciação à docência. O PIBID promove uma abordagem mais integrada na formação dos professores, estimulando uma reflexão constante sobre a prática de ensino. A relação estreita entre a formação nas universidades e a prática nas escolas contribui para a constituição da identidade profissional dos professores. Programas como o PIBID incentivam a adoção de abordagens pedagógicas inovadoras e promovem uma cultura educacional que valoriza o contexto sociocultural dos alunos. Por meio dessas iniciativas é possível enfrentar os desafios da educação contemporânea e promover uma formação mais fundamentada, transformadora e reflexiva.Este estudo apresenta um relato de experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Pedagogia da [NOME DA FACULDADE], campus da [N" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3361_TB985_27042024162634.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA SOARES RODRIGUES." "autor_nome_curto" => "LORENA" "autor_email" => "lorena.soares.rodrigues019@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este estudo apresenta um relato de experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Pedagogia da [NOME DA FACULDADE], campus da [NOME DA UNIVERSIDADE], tendo como intuito destacar suas contribuições para a formação dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste relato compreende-se como a formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental é crucial para garantir uma educação de qualidade. A pesquisa foi produzida em uma abordagem qualitativa, via estudo bibliográfico, elaborado em 2024, fundamentado em: Canário (2001), Nóvoa (1997), Oliveira e Barbosa (2013) e Rausch (2013). Durante a participação no PIBID, foram identificados desafios na integração entre teoria e prática, destacando a importância do programa em proporcionar experiências de iniciação à docência. O PIBID promove uma abordagem mais integrada na formação dos professores, estimulando uma reflexão constante sobre a prática de ensino. A relação estreita entre a formação nas universidades e a prática nas escolas contribui para a constituição da identidade profissional dos professores. Programas como o PIBID incentivam a adoção de abordagens pedagógicas inovadoras e promovem uma cultura educacional que valoriza o contexto sociocultural dos alunos. Por meio dessas iniciativas é possível enfrentar os desafios da educação contemporânea e promover uma formação mais fundamentada, transformadora e reflexiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.