Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

GINÁSTICA RÍTMICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM NOVO OLHAR A PARTIR DAS CULTURAS AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 09: Educação, relações étnico-raciais e povos originários
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107606
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 966
    "inscrito_id" => 3699
    "titulo" => "GINÁSTICA RÍTMICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM NOVO OLHAR A PARTIR DAS CULTURAS AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA."
    "resumo" => "Este trabalho visa apresentar as experiências vivenciadas por acadêmicas do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Estado do Pará, campus Belém, no Programa da Residência Pedagógica (PRP), financiado pela CAPES. A regência das aulas foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Teodora Bentes, em Belém-PA. Tivemos por objetivo geral analisar as contribuições da cultura africana para o ensino da ginástica rítmica nas aulas de educação física da Escola acima citada. Além de descrever e analisar o trabalho desenvolvido nas aulas, apresentando nossas vivências. Consideramos que apesar dos desafios enfrentados, o trabalho desenvolvido contribui para uma formação que busca ampliar o conhecimento sobre a cultura africana, comumente invisibilizadas no currículo escolar. Desta forma, contribui para a formação antirracista dos residentes, do professor preceptor e dos alunos da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 09: Educação, relações étnico-raciais e povos originários"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3699_TB966_24042024223446.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRA RAFAELE DOS SANTOS SILVA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "ANDRA Medeiros"
    "autor_email" => "andrarafaele@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107606
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 966
    "inscrito_id" => 3699
    "titulo" => "GINÁSTICA RÍTMICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM NOVO OLHAR A PARTIR DAS CULTURAS AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA."
    "resumo" => "Este trabalho visa apresentar as experiências vivenciadas por acadêmicas do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Estado do Pará, campus Belém, no Programa da Residência Pedagógica (PRP), financiado pela CAPES. A regência das aulas foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Teodora Bentes, em Belém-PA. Tivemos por objetivo geral analisar as contribuições da cultura africana para o ensino da ginástica rítmica nas aulas de educação física da Escola acima citada. Além de descrever e analisar o trabalho desenvolvido nas aulas, apresentando nossas vivências. Consideramos que apesar dos desafios enfrentados, o trabalho desenvolvido contribui para uma formação que busca ampliar o conhecimento sobre a cultura africana, comumente invisibilizadas no currículo escolar. Desta forma, contribui para a formação antirracista dos residentes, do professor preceptor e dos alunos da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 09: Educação, relações étnico-raciais e povos originários"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3699_TB966_24042024223446.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRA RAFAELE DOS SANTOS SILVA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "ANDRA Medeiros"
    "autor_email" => "andrarafaele@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este trabalho visa apresentar as experiências vivenciadas por acadêmicas do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Estado do Pará, campus Belém, no Programa da Residência Pedagógica (PRP), financiado pela CAPES. A regência das aulas foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Teodora Bentes, em Belém-PA. Tivemos por objetivo geral analisar as contribuições da cultura africana para o ensino da ginástica rítmica nas aulas de educação física da Escola acima citada. Além de descrever e analisar o trabalho desenvolvido nas aulas, apresentando nossas vivências. Consideramos que apesar dos desafios enfrentados, o trabalho desenvolvido contribui para uma formação que busca ampliar o conhecimento sobre a cultura africana, comumente invisibilizadas no currículo escolar. Desta forma, contribui para a formação antirracista dos residentes, do professor preceptor e dos alunos da escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.