Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE EXPERIMENTAL EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO ALINHADO À APLICAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107425
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 632
    "inscrito_id" => 3609
    "titulo" => "O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE EXPERIMENTAL EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO ALINHADO À APLICAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo discorrer acerca de uma pesquisa efetivada com alunos do 1º ano na Escola De Ensino Médio Integral Integrado À Educação Professora Izaura Antônia De Lisboa (EPIAL), objetivando a procura por um ensino qualitativo e mais moderno, com o estudante como protagonista no processo de ensino-aprendizagem, por consequência de um ambiente mais inovador e diverso. A proposta será a aplicação do Teorema De Pitágoras mediante o seu prévio estudo e conceitos segundo a História da Matemática. Após o embasamento teórico, os alunos participarão de uma dinâmica gamificada em campo, visando o aprimoramento de seu raciocínio lógico, desenvolvimento da autonomia e socialização. A fundamentação teórica que colabora para o desenvolvimento deste trabalho é norteada nos estudos de Cortella (2009), D’Ambrósio (2019), Mendes (2013), Roque (2014), Pólya (1978) e Boyer (2012) e outros. Dessa forma, as considerações provenientes dessa pesquisa oportunizam confirmar que o uso de metodologia ativa alinhada ao ensino tradicional pode auxiliar e muito o professor durante sua prática. Neste contexto, é notório um maior conhecimento Matemático através do lúdico, promovendo uma maior possibilidade de descobertas e inovações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3609_TB632_24042024174959.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EULINA FRANCISLANE MEDEIROS PALMEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EULINA MEDEIROS"
    "autor_email" => "eulina@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107425
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 632
    "inscrito_id" => 3609
    "titulo" => "O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE EXPERIMENTAL EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO ALINHADO À APLICAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo discorrer acerca de uma pesquisa efetivada com alunos do 1º ano na Escola De Ensino Médio Integral Integrado À Educação Professora Izaura Antônia De Lisboa (EPIAL), objetivando a procura por um ensino qualitativo e mais moderno, com o estudante como protagonista no processo de ensino-aprendizagem, por consequência de um ambiente mais inovador e diverso. A proposta será a aplicação do Teorema De Pitágoras mediante o seu prévio estudo e conceitos segundo a História da Matemática. Após o embasamento teórico, os alunos participarão de uma dinâmica gamificada em campo, visando o aprimoramento de seu raciocínio lógico, desenvolvimento da autonomia e socialização. A fundamentação teórica que colabora para o desenvolvimento deste trabalho é norteada nos estudos de Cortella (2009), D’Ambrósio (2019), Mendes (2013), Roque (2014), Pólya (1978) e Boyer (2012) e outros. Dessa forma, as considerações provenientes dessa pesquisa oportunizam confirmar que o uso de metodologia ativa alinhada ao ensino tradicional pode auxiliar e muito o professor durante sua prática. Neste contexto, é notório um maior conhecimento Matemático através do lúdico, promovendo uma maior possibilidade de descobertas e inovações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3609_TB632_24042024174959.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EULINA FRANCISLANE MEDEIROS PALMEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EULINA MEDEIROS"
    "autor_email" => "eulina@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer acerca de uma pesquisa efetivada com alunos do 1º ano na Escola De Ensino Médio Integral Integrado À Educação Professora Izaura Antônia De Lisboa (EPIAL), objetivando a procura por um ensino qualitativo e mais moderno, com o estudante como protagonista no processo de ensino-aprendizagem, por consequência de um ambiente mais inovador e diverso. A proposta será a aplicação do Teorema De Pitágoras mediante o seu prévio estudo e conceitos segundo a História da Matemática. Após o embasamento teórico, os alunos participarão de uma dinâmica gamificada em campo, visando o aprimoramento de seu raciocínio lógico, desenvolvimento da autonomia e socialização. A fundamentação teórica que colabora para o desenvolvimento deste trabalho é norteada nos estudos de Cortella (2009), D’Ambrósio (2019), Mendes (2013), Roque (2014), Pólya (1978) e Boyer (2012) e outros. Dessa forma, as considerações provenientes dessa pesquisa oportunizam confirmar que o uso de metodologia ativa alinhada ao ensino tradicional pode auxiliar e muito o professor durante sua prática. Neste contexto, é notório um maior conhecimento Matemático através do lúdico, promovendo uma maior possibilidade de descobertas e inovações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.