Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE CIÊNCIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107416
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 617
    "inscrito_id" => 2683
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE CIÊNCIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica – PRP/CAPES/UNEB, representa uma importante contribuição para o desenvolvimento profissional de futuros professores para o Ensino Básico, visando maior enriquecimento epistemológico e pedagógico dos graduandos, o que implica em ações educativas inovadoras dentro e fora das salas de aula. O objetivo deste trabalho é destacar a importância das práticas educativas no processo de ensinagem através da investigação e construção conjunta dos conteúdos de Ciências durante o ano letivo de 2023, bem como a elaboração e desenvolvimento de atividades no Ensino Fundamental II. As atividades desenvolvidas objetivaram promover o processo de ensino-aprendizagem de forma significativa, voltados para as relações integradas entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA, instigando o pensamento crítico dos discentes em um processo de alfabetização científica, utilizando os mais diversos recursos didáticos: elaboração de slides e cartazes, produção de maquetes, modelos e jogos didáticos, discussões em grupo e uso do livro didático, valorizando-o. A abordagem dos conteúdos de forma contextualizada e prática permitiu que os estudantes se conectassem de maneira mais direta com os conceitos abordados, despertando seu interesse e curiosidade. Desta forma, foi possível verificar que as práticas educativas adotadas demonstraram serem eficazes para a promoção de uma aprendizagem significativa e aprofundada dos conteúdos de Ciências que fazem parte do cotidiano de todos, estimulando maior aproximação com o conhecimento científico. É possível concluir, portanto, que o PRP proporciona o exercício de uma prática educativa, colaborativa, que fomenta uma formação dialógica, crítica e reflexiva, por parte dos(as) licenciandos(as) em Ciências Biológicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2683_TB617_25042024195223.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALLÔMA REBECKA PAIVA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "PALLÔMA"
    "autor_email" => "rebeckapssouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107416
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 617
    "inscrito_id" => 2683
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE CIÊNCIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica – PRP/CAPES/UNEB, representa uma importante contribuição para o desenvolvimento profissional de futuros professores para o Ensino Básico, visando maior enriquecimento epistemológico e pedagógico dos graduandos, o que implica em ações educativas inovadoras dentro e fora das salas de aula. O objetivo deste trabalho é destacar a importância das práticas educativas no processo de ensinagem através da investigação e construção conjunta dos conteúdos de Ciências durante o ano letivo de 2023, bem como a elaboração e desenvolvimento de atividades no Ensino Fundamental II. As atividades desenvolvidas objetivaram promover o processo de ensino-aprendizagem de forma significativa, voltados para as relações integradas entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA, instigando o pensamento crítico dos discentes em um processo de alfabetização científica, utilizando os mais diversos recursos didáticos: elaboração de slides e cartazes, produção de maquetes, modelos e jogos didáticos, discussões em grupo e uso do livro didático, valorizando-o. A abordagem dos conteúdos de forma contextualizada e prática permitiu que os estudantes se conectassem de maneira mais direta com os conceitos abordados, despertando seu interesse e curiosidade. Desta forma, foi possível verificar que as práticas educativas adotadas demonstraram serem eficazes para a promoção de uma aprendizagem significativa e aprofundada dos conteúdos de Ciências que fazem parte do cotidiano de todos, estimulando maior aproximação com o conhecimento científico. É possível concluir, portanto, que o PRP proporciona o exercício de uma prática educativa, colaborativa, que fomenta uma formação dialógica, crítica e reflexiva, por parte dos(as) licenciandos(as) em Ciências Biológicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2683_TB617_25042024195223.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALLÔMA REBECKA PAIVA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "PALLÔMA"
    "autor_email" => "rebeckapssouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O Programa Residência Pedagógica – PRP/CAPES/UNEB, representa uma importante contribuição para o desenvolvimento profissional de futuros professores para o Ensino Básico, visando maior enriquecimento epistemológico e pedagógico dos graduandos, o que implica em ações educativas inovadoras dentro e fora das salas de aula. O objetivo deste trabalho é destacar a importância das práticas educativas no processo de ensinagem através da investigação e construção conjunta dos conteúdos de Ciências durante o ano letivo de 2023, bem como a elaboração e desenvolvimento de atividades no Ensino Fundamental II. As atividades desenvolvidas objetivaram promover o processo de ensino-aprendizagem de forma significativa, voltados para as relações integradas entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA, instigando o pensamento crítico dos discentes em um processo de alfabetização científica, utilizando os mais diversos recursos didáticos: elaboração de slides e cartazes, produção de maquetes, modelos e jogos didáticos, discussões em grupo e uso do livro didático, valorizando-o. A abordagem dos conteúdos de forma contextualizada e prática permitiu que os estudantes se conectassem de maneira mais direta com os conceitos abordados, despertando seu interesse e curiosidade. Desta forma, foi possível verificar que as práticas educativas adotadas demonstraram serem eficazes para a promoção de uma aprendizagem significativa e aprofundada dos conteúdos de Ciências que fazem parte do cotidiano de todos, estimulando maior aproximação com o conhecimento científico. É possível concluir, portanto, que o PRP proporciona o exercício de uma prática educativa, colaborativa, que fomenta uma formação dialógica, crítica e reflexiva, por parte dos(as) licenciandos(as) em Ciências Biológicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.