Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

ALÉM DA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO E DAS MANIPULAÇÕES ALGÉBRICAS: ENSINO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS A PARTIR DO USO DE RECURSOS LÚDICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
0 of 0
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107340 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 498 "inscrito_id" => 1948 "titulo" => "ALÉM DA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO E DAS MANIPULAÇÕES ALGÉBRICAS: ENSINO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS A PARTIR DO USO DE RECURSOS LÚDICOS" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo a respeito da aplicação de recursos lúdicos, devido à sua influência na correlação da teoria com a prática e proporcionar que os saberes possam ser explorados a partir da sua forma concreta e significativa com vistas à aprendizagem. Ademais, pretende-se desencorajar a ideia de que Matemática é de difícil compreensão. A proposta aqui apresentada foi desenvolvida para o ensino da representação de funções polinomiais quadráticas ao longo das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Subprojeto Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina, com o propósito de estimular a compreensão das propriedades e do comportamento da parábola. Por meio do uso de materiais didáticos manipuláveis (MD), a expectativa foi tornar o processo de ensino de funções mais acessível e significativo para os estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de educação, situada na cidade de Petrolina (PE).Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo a respeito da aplicação de recursos lúdicos, devido à sua influência na correlação da teoria com a prática e " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1948_TB498_24042024141903.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUAN WESLEY MENDES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUAN" "autor_email" => "luan.mendes@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107340 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 498 "inscrito_id" => 1948 "titulo" => "ALÉM DA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO E DAS MANIPULAÇÕES ALGÉBRICAS: ENSINO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS A PARTIR DO USO DE RECURSOS LÚDICOS" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo a respeito da aplicação de recursos lúdicos, devido à sua influência na correlação da teoria com a prática e proporcionar que os saberes possam ser explorados a partir da sua forma concreta e significativa com vistas à aprendizagem. Ademais, pretende-se desencorajar a ideia de que Matemática é de difícil compreensão. A proposta aqui apresentada foi desenvolvida para o ensino da representação de funções polinomiais quadráticas ao longo das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Subprojeto Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina, com o propósito de estimular a compreensão das propriedades e do comportamento da parábola. Por meio do uso de materiais didáticos manipuláveis (MD), a expectativa foi tornar o processo de ensino de funções mais acessível e significativo para os estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de educação, situada na cidade de Petrolina (PE).Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo a respeito da aplicação de recursos lúdicos, devido à sua influência na correlação da teoria com a prática e " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1948_TB498_24042024141903.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUAN WESLEY MENDES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUAN" "autor_email" => "luan.mendes@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo a respeito da aplicação de recursos lúdicos, devido à sua influência na correlação da teoria com a prática e proporcionar que os saberes possam ser explorados a partir da sua forma concreta e significativa com vistas à aprendizagem. Ademais, pretende-se desencorajar a ideia de que Matemática é de difícil compreensão. A proposta aqui apresentada foi desenvolvida para o ensino da representação de funções polinomiais quadráticas ao longo das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Subprojeto Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina, com o propósito de estimular a compreensão das propriedades e do comportamento da parábola. Por meio do uso de materiais didáticos manipuláveis (MD), a expectativa foi tornar o processo de ensino de funções mais acessível e significativo para os estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de educação, situada na cidade de Petrolina (PE).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.