Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM SOBRE REINO PLANTAE.

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Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

A utilização do livro didático é importante para os professores por muitas vezes ser o seu único material de apoio no processo de ensino dos seus alunos. O livro didático é de direito de todo estudante de escola pública, sendo uma das ferramentas para lecionar as aulas, trazendo a importância do Programa nacional do livro e do material didático, para examinar as competências, habilidades, dos conteúdos para que sejam adequadas a determinadas séries, para atender as normas da BNCC. Por esse motivo é importante que haja sempre uma reavaliação periódica dos livros didáticos. Dentre vários motivos é importante que cada professor analise os livros e lembre-se da importância deles. Neste trabalho os livros analisados foram de ensino médio e o método de avaliação utilizado, foram sugeridos por Vasconcelos e Santos (2003), com objetivos de analisar a forma como o reino plantae está sendo abordado no livro de biologia. As escolhas dos dois livros se deram pelo fato de compararmos os conteúdos dos livros L1, L2 sendo que os livros L1 e L2 são mais antigos, analisando os conteúdos presentes nos mesmos e se os conteúdos se adequam a série. Apurou-se que os livros analisados L1 e L2, contém suas falhas e acertos, com relação ao conteúdo verificado, foi sobre o reino plantae, e os critérios estabelecidos que foram, conteúdos, ilustrações, textos complementares, atividades propostas teóricas e práticas, clareza do texto, recursos adicionais, possibilidade de contextualização, adequação a série entre outros. Por tanto, os livros L1, L2 que foram examinados de forma crítica, não prejudicam o ensino aprendizagem dos discentes e não deixam de ser um importante material de apoio aos professores, porém, podem deixar lacunas no aprendizado dos discentes em relação ao conteúdo estabelecido.

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