SILVA, Edelaine Nobre Da et al.. . Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/107167>. Acesso em: 22/12/2024 18:31
O presente trabalho é o resultado de uma atividade conduzida no âmbito do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus VI, intitulado "O conhecimento histórico como norteador para a vida: construindo estratégias pedagógicas na docência". A atividade do qual este trabalho trata é denominada "Ecos do Tempo: uma jornada pelos documentos primários", foi aplicada nas turmas de 7° e 8º Ano do Ensino Fundamental do Complexo Integrado de Educação de Caetité – CIEC, perpassou por duas fases de desenvolvimento. Teve com o objetivo instigar os alunos a analisarem documentos primários, nesse sentido, foram selecionados sete documentos referentes aos conteúdos trabalhados nas respectivas turmas. A dinâmica se mostrou muito assertiva, promovendo engajamento e aumento da participação dos estudantes nas aulas possibilitando ainda o aperfeiçoamento da formação docente dos residentes e um aprendizado significativo para os estudantes como apontam as informações ao longo deste estudo.