Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

EXPLORANDO A GENÉTICA ATRAVÉS DO FILME 'GATTACA': UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
0 of 0
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107128 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 126 "inscrito_id" => 1599 "titulo" => "EXPLORANDO A GENÉTICA ATRAVÉS DO FILME 'GATTACA': UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A introdução de recursos audiovisuais, como filmes, no contexto educacional tem sido reconhecida como uma estratégia eficaz para envolver os alunos e promover uma melhor compreensão dos conceitos abordados. Nesse sentido, o presente estudo tem o objetivo de relatar o uso do filme "GATTACA: Uma Experiência Genética", aplicado em uma sequência didática, como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem em genética, no Ensino Médio. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa demonstrou que a exibição do filme resultou em um aumento significativo no interesse, curiosidade e concentração dos alunos. Os resultados dos testes pré e pós-filme indicaram uma melhoria expressiva na compreensão dos conceitos genéticos após a visualização do filme. Além disso, a pesquisa ressalta a importância de estratégias metodológicas no ensino científico e destaca o potencial dos recursos audiovisuais para promover o engajamento e o aprendizado dos alunos. Esses resultados reforçam a relevância da integração de filmes no ambiente escolar como uma adição valiosa às ferramentas tradicionais de ensino das ciências.A introdução de recursos audiovisuais, como filmes, no contexto educacional tem sido reconhecida como uma estratégia eficaz para envolver os alunos e promover u" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1599_TB126_23042024080618.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEPHANY MAGALHÃES LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "STEPHANY" "autor_email" => "stephany.silva.2022@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107128 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 126 "inscrito_id" => 1599 "titulo" => "EXPLORANDO A GENÉTICA ATRAVÉS DO FILME 'GATTACA': UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A introdução de recursos audiovisuais, como filmes, no contexto educacional tem sido reconhecida como uma estratégia eficaz para envolver os alunos e promover uma melhor compreensão dos conceitos abordados. Nesse sentido, o presente estudo tem o objetivo de relatar o uso do filme "GATTACA: Uma Experiência Genética", aplicado em uma sequência didática, como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem em genética, no Ensino Médio. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa demonstrou que a exibição do filme resultou em um aumento significativo no interesse, curiosidade e concentração dos alunos. Os resultados dos testes pré e pós-filme indicaram uma melhoria expressiva na compreensão dos conceitos genéticos após a visualização do filme. Além disso, a pesquisa ressalta a importância de estratégias metodológicas no ensino científico e destaca o potencial dos recursos audiovisuais para promover o engajamento e o aprendizado dos alunos. Esses resultados reforçam a relevância da integração de filmes no ambiente escolar como uma adição valiosa às ferramentas tradicionais de ensino das ciências.A introdução de recursos audiovisuais, como filmes, no contexto educacional tem sido reconhecida como uma estratégia eficaz para envolver os alunos e promover u" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1599_TB126_23042024080618.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEPHANY MAGALHÃES LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "STEPHANY" "autor_email" => "stephany.silva.2022@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

A introdução de recursos audiovisuais, como filmes, no contexto educacional tem sido reconhecida como uma estratégia eficaz para envolver os alunos e promover uma melhor compreensão dos conceitos abordados. Nesse sentido, o presente estudo tem o objetivo de relatar o uso do filme "GATTACA: Uma Experiência Genética", aplicado em uma sequência didática, como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem em genética, no Ensino Médio. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa demonstrou que a exibição do filme resultou em um aumento significativo no interesse, curiosidade e concentração dos alunos. Os resultados dos testes pré e pós-filme indicaram uma melhoria expressiva na compreensão dos conceitos genéticos após a visualização do filme. Além disso, a pesquisa ressalta a importância de estratégias metodológicas no ensino científico e destaca o potencial dos recursos audiovisuais para promover o engajamento e o aprendizado dos alunos. Esses resultados reforçam a relevância da integração de filmes no ambiente escolar como uma adição valiosa às ferramentas tradicionais de ensino das ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.