PEREIRA, Raissa Da Silva et al.. . Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/107068>. Acesso em: 22/12/2024 18:01
O presente trabalho visa relatar a experiência de uma oficina de escrita criativa desenvolvida no subprojeto de língua portuguesa PIBID-UERN. Para tanto, metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa-ação, conforme Severino (2013), de natureza qualitativa, de acordo com Gil (2002), além destes, Araújo (2018). O embasamento teórico é composto por Marchioni (2018), na categoria de abordagem acerca do medo da escrita, Rezende (2017), no enfoque da leitura e escrita literária na escola, Carnaz (2013), para discutir sobre escrita criativa, Marcuschi (2003), para discorrer sobre os gêneros textuais e Gotlib (1990), para referir-se ao gênero textual conto, possibilitando compreender melhor seu derivado: o miniconto. A partir disso, observamos que a prática da escrita criativa em sala de aula, especificamente na aula de língua portuguesa, proporciona que os alunos exercitem as habilidades de leitura, interpretação e escrita. Os resultados demonstram a importância da escrita criativa nas aulas de língua portuguesa, posto que corrobora para a socialização e exercício da criatividade, ademais oportuniza o diálogo de temáticas relevantes para os alunos, como os medos apontados na dinâmica.