Artigo Anais XI CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

HOMOSSEXUALIDADES NA ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE EXPRESSÕES

Palavra-chaves: HOMOSSEXUALIDADES, PLURALIDADE, EXPRESSÃO. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Gênero, Sexualidades e Educação
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Publicado em 03 de junho de 2015

Resumo

Este trabalho trata-se de uma reflexão sobre a presença de pessoas homossexuais na escola e de como o espaço escolar possibilita ou não expressões para esses estudantes. Trata-se de uma abordagem teórica e de observações gerais realizadas nos meus Estágios Supervisionados de Formação de Professores - no curso de Ciências Sociais. Sigo na linha de pensamento de Paulo Freire - de uma educação pautada na dialogação - buscando analisar a possibilidade que o intervalo, entre as aulas, propicia para socialização e contato maior com a diversidade cultural, sexual e étnica, produzindo tensões e alteridades, fazendo, assim, com que a escola seja um ambiente de pluralidades e que, como tal, pode ser utilizada de forma conceitual para uma reflexão ética acerca da diferença e do respeito. Este artigo trabalha a noção de homossexualidades, observando como essas realidades sexuais/afetivas são vivenciadas no espaço escolar. Questiona se existem, para pessoas homossexuais, possibilidades de afirmarem-se nesse espaço, por outro lado, atenta se há uma relegação ao silêncio, bem como, as violências simbólicas que sofrem pelas ações preconceituosas em geral. Ver, a partir disso, como estudantes homossexuais podem desenvolver inventividades para movimentarem-se na escola e driblarem as adversidades, em ações de afirmações e resistências.

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