Artigo Anais XI CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

Visualizações: 211
GÊNERO E DIVERSIDADE: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: ESCOLA, GÊNERO, DIVERSIDADE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Gênero, Sexualidades e Educação

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência do projeto “Discutindo Gênero e Diversidade na Escola”. O referido projeto foi desenvolvido em 14 escolas de tempo integral e 1 escola de ensino fundamental, entre maio a novembro de 2014, envolvendo cerca de 300 professores/as, através de uma ação intersetorial entre a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres e a Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa/PB. Objetivo: Contribuir com a formação dos professores/as das escolas públicas envolvidas visando produzir mecanismos de enfrentamento a comportamentos preconceituosos em relação às questões gênero, orientação sexual, raça e etnia. Foi utilizada uma metodologia participativa, através de rodas de diálogos e de um seminário para problematizar e refletir as temáticas, construindo propostas para o cotidiano do ambiente escolar, vislumbrando uma cultura que garanta os direitos humanos, a equidade de gênero, étnico-racial e a valorização da diversidade. A experiência do projeto nas escolas revelou a presença das questões de Gênero, Diversidade Sexual e Etnico-Racial, nos relatos dos/as profissionais da educação que identificam no espaço escolar o reforço do sexismo, racismo, homofobia, lesbofobia, bifobia e transfobia. A partir das discussões alguns encaminhamentos apontamentos pelos professores/as das escolas: 1. Realizar rodas de dialogo com os/as estudantes sobre o respeito às diferenças, a partir das situações que se apresentam no cotidiano das crianças e adolescentes; 2. Estimular a reflexão sobre a definição de brincadeiras e brinquedos que culturalmente foram direcionados para meninas/meninos, através de momentos lúdicos no espaço escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.