EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS PIBIDIANOS NO ÂMBITO DE ENSINO EM GEOGRAFIA NA UEPB, CAMPUS III/GUARABIRA
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106259 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 19 "inscrito_id" => 418 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS PIBIDIANOS NO ÂMBITO DE ENSINO EM GEOGRAFIA NA UEPB, CAMPUS III/GUARABIRA" "resumo" => "RESUMO O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas pelos discentes da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III durante o período de participação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de licenciatura plena em Geografia. Trata-se de um programa desenvolvido pela FAPESQ (fundação de apoio à pesquisa do estado da Paraíba) que tem como intuito inserir os discentes do curso de licenciatura nas escolas da rede pública de ensino. Sendo assim, o trabalho destaca as principais atividades e relatos vivenciados pelos alunos pibidianos que estão inseridos na escola Cidadã Integral, ECI Francisco Pessoa de Brito localizada no município de Araçagi-PB, desde participação e organização de eventos a práticas vivenciadas em sala de aula. Nessa perspectiva adota-se como caminhos metodológicos uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo a partir da análise bibliográfica e relatos de experiências dos alunos envolvidos. Os resultados demonstraram a importância da propagação de programas que busquem privilegiar a iniciação e formação docente, no âmbito acadêmico nos cursos de licenciatura, visando evoluir habilidades e o desenvolvimento dos estudantes de licenciatura, por meio de Políticas Educacionais. Percebe-se, que a aprendizagem do aluno vivenciada em sala de aula na universidade, muitas vezes está distante de sua realidade como futuro docente e a medida que o aluno participa de projetos que o coloca direto em sala de aula, ele consegue adquirir diversos tipos de experiências e conhecimentos em sua trajetória profissional docente. Nessa perspectiva, entende-se a importância de projetos como Pibid na formação de futuros professores, uma vez que dá aos futuros docentes a oportunidade de desenvolver seu potencial educador como também a oferta aos mesmos a participação de apresentações em eventos, discutindo o ensino educacional, presente em nosso cotidiano." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID418_TB19_15102023221231.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISANGELA CONSTANTINO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Elisangela Cons" "autor_email" => "elisangela.rodrigues@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106259 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 19 "inscrito_id" => 418 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS PIBIDIANOS NO ÂMBITO DE ENSINO EM GEOGRAFIA NA UEPB, CAMPUS III/GUARABIRA" "resumo" => "RESUMO O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas pelos discentes da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III durante o período de participação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de licenciatura plena em Geografia. Trata-se de um programa desenvolvido pela FAPESQ (fundação de apoio à pesquisa do estado da Paraíba) que tem como intuito inserir os discentes do curso de licenciatura nas escolas da rede pública de ensino. Sendo assim, o trabalho destaca as principais atividades e relatos vivenciados pelos alunos pibidianos que estão inseridos na escola Cidadã Integral, ECI Francisco Pessoa de Brito localizada no município de Araçagi-PB, desde participação e organização de eventos a práticas vivenciadas em sala de aula. Nessa perspectiva adota-se como caminhos metodológicos uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo a partir da análise bibliográfica e relatos de experiências dos alunos envolvidos. Os resultados demonstraram a importância da propagação de programas que busquem privilegiar a iniciação e formação docente, no âmbito acadêmico nos cursos de licenciatura, visando evoluir habilidades e o desenvolvimento dos estudantes de licenciatura, por meio de Políticas Educacionais. Percebe-se, que a aprendizagem do aluno vivenciada em sala de aula na universidade, muitas vezes está distante de sua realidade como futuro docente e a medida que o aluno participa de projetos que o coloca direto em sala de aula, ele consegue adquirir diversos tipos de experiências e conhecimentos em sua trajetória profissional docente. Nessa perspectiva, entende-se a importância de projetos como Pibid na formação de futuros professores, uma vez que dá aos futuros docentes a oportunidade de desenvolver seu potencial educador como também a oferta aos mesmos a participação de apresentações em eventos, discutindo o ensino educacional, presente em nosso cotidiano." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID418_TB19_15102023221231.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISANGELA CONSTANTINO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Elisangela Cons" "autor_email" => "elisangela.rodrigues@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }