Esta comunicação dedica-se a refletir sobre uma proposta de formação continuada em serviço, de caráter colaborativo, na qual o foco é o processo de transposição didática do gênero notícia para turmas de 2º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, tomamos como referência a perspectiva teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; DOLZ, SCHNEUWLY, 2004), enfocando, especialmente, o processo de didatização do gênero vivido por professoras atuantes em Anos Iniciais do Ensino Fundamental e as representações delas sobre seu trabalho de ensino. No contexto investigado, qual seja, uma escola privada de Teresina (PI), o trabalho de elaboração de sequências didáticas de gêneros, envolvendo leitura, escrita e produção oral, é intensamente incentivado, desenvolvendo o trabalho de alfabetização de modo articulado ao ensino de produção textual desde os anos iniciais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, de base qualitativa e de viés interpretativista (THIOLENT, 1986). Analisamos a interação verbal das professoras durante encontros de formação continuada, observando pistas linguístico-discursivas que evidenciam tanto uma tomada de consciência em relação ao agir didático, principalmente quanto à sistematização do gênero e seu ensino, como também as intervenções desenvolvidas em sala de aula que, na visão das professoras, resultaram em aprendizagens significativas dos alunos em relação ao gênero notícia. Constatamos, nas verbalizações das professoras, a necessidade de mudança nas práticas pedagógicas por elas vivenciadas no trabalho com produção de texto, expandindo a abordagem didática para incluir dimensões ligadas aos contextos de uso da língua, bem como um trabalho com reflexões e posicionamentos críticos nas produções discentes.