O presente artigo representa um recorte da pesquisa de mestrado intitulada Narrativas autobiográficas do percurso formativo de egressos da Licenciatura em Matemática da UFMS/CPTL, defendida em 2022, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e vinculada ao Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática (FORMEM), tendo como objetivo apresentar a discussão produzida a partir da unidade temática Matemáticas, contextos e cenas. Como aportes teóricos, debruçamo-nos, principalmente, sobre autores que tematizam a formação de professores de matemática, com o intuito de discutir as especificidades que compõem o contexto dos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Ademais, abordamos algumas concepções de prática na formação do professor de matemática que nos ajudam a repensar o movimento de ensinar e aprender. Como metodologia, optamos pela pesquisa (auto)biográfica. Desse modo, por meio da técnica das entrevistas narrativas autobiográficas, os dados foram produzidos com a participação de quatro professores egressos e analisados sob a perspectiva da análise compreensiva-interpretativa. Os resultados demarcaram a criação de um espaço de discussão, problematização e mobilização de diferentes matemáticas em diversos contextos sociais; de maneira mais específica, reiteraram a demanda de reflexão crítica sobre a produção do conhecimento matemático, compreendida como uma necessidade formativa dos cursos de Licenciatura em Matemática.