Artigo CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-84-7

KANT E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA PROPOSTA CRÍTICA PARA A FORMAÇÃO MORAL DOS ADOLESCENTES

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 04 - Fundamentos da Educação
"2024-01-24 11:43:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106034
    "edicao_id" => 324
    "trabalho_id" => 5133
    "inscrito_id" => 3168
    "titulo" => "KANT E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA PROPOSTA CRÍTICA PARA A FORMAÇÃO MORAL DOS ADOLESCENTES"
    "resumo" => "O objetivo do artigo é apresentar aos educadores a proposta kantiana para a formação moral e a autonomia dos adolescentes, a partir do exercício das faculdades da razão, de modo especial, da faculdade do juízo. Segundo essa proposta, a formação para a moralidade, que está relacionada à autonomia, consiste num procedimento que se assemelharia ao método socrático, de perguntas e respostas, na medida em que o educador despertaria a reflexão do seu aluno, apresentando-o casos concretos do cotidiano, os quais desafiam sua reflexão provocando o seu ajuizamento moral. Esse procedimento, e as noções que ele traz consigo, como as de “contradição”, “universalidade”, “fim em si” e “dignidade”, pode ser um bom caminho para levar os adolescentes ao desenvolvimento de sua moralidade, na medida em que, por meio de sua reflexão no ajuizamento daquelas ações, avaliaria se os princípios das ações, podem ou não ser universalizados. Nessa dinâmica, o educador conduz o seu aluno a pensar por si mesmo e a eleger, para si, máximas (princípios subjetivos) que possam estar de acordo com os fins mais elevados, os de sua razão, de modo a ser capaz de constituir o seu caráter moral. Esse artigo é fruto de uma pesquisa de caráter bibliográfico, cuja metodologia se caracteriza por uma análise dos conceitos, acompanhada de minuciosa exegese, visando aproximar as obras da filosofia prática de Kant à sua Crítica da Faculdade do Juízo (1790). O referencial teórico se apoia na interpretação de renomadas especialistas como BUENO (2012) e MUNZEL (1999). Elucidar conceitos como os de “reflexão”, “autonomia”, “moralidade”, “ajuizamento” e “caráter”, de modo a aproximá-los numa atividade que visa justificar os princípios pelos quais nossas ações se fundamentam e têm validade, é o que torna a proposta de Kant ainda atual, sobretudo para fornecer aos educadores alguns elementos para o seu trabalho educativo."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID3168_TB5133_11122023230353.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:54:45"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE"
    "autor_email" => "alexandre.medeiros@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:43:22"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106034
    "edicao_id" => 324
    "trabalho_id" => 5133
    "inscrito_id" => 3168
    "titulo" => "KANT E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA PROPOSTA CRÍTICA PARA A FORMAÇÃO MORAL DOS ADOLESCENTES"
    "resumo" => "O objetivo do artigo é apresentar aos educadores a proposta kantiana para a formação moral e a autonomia dos adolescentes, a partir do exercício das faculdades da razão, de modo especial, da faculdade do juízo. Segundo essa proposta, a formação para a moralidade, que está relacionada à autonomia, consiste num procedimento que se assemelharia ao método socrático, de perguntas e respostas, na medida em que o educador despertaria a reflexão do seu aluno, apresentando-o casos concretos do cotidiano, os quais desafiam sua reflexão provocando o seu ajuizamento moral. Esse procedimento, e as noções que ele traz consigo, como as de “contradição”, “universalidade”, “fim em si” e “dignidade”, pode ser um bom caminho para levar os adolescentes ao desenvolvimento de sua moralidade, na medida em que, por meio de sua reflexão no ajuizamento daquelas ações, avaliaria se os princípios das ações, podem ou não ser universalizados. Nessa dinâmica, o educador conduz o seu aluno a pensar por si mesmo e a eleger, para si, máximas (princípios subjetivos) que possam estar de acordo com os fins mais elevados, os de sua razão, de modo a ser capaz de constituir o seu caráter moral. Esse artigo é fruto de uma pesquisa de caráter bibliográfico, cuja metodologia se caracteriza por uma análise dos conceitos, acompanhada de minuciosa exegese, visando aproximar as obras da filosofia prática de Kant à sua Crítica da Faculdade do Juízo (1790). O referencial teórico se apoia na interpretação de renomadas especialistas como BUENO (2012) e MUNZEL (1999). Elucidar conceitos como os de “reflexão”, “autonomia”, “moralidade”, “ajuizamento” e “caráter”, de modo a aproximá-los numa atividade que visa justificar os princípios pelos quais nossas ações se fundamentam e têm validade, é o que torna a proposta de Kant ainda atual, sobretudo para fornecer aos educadores alguns elementos para o seu trabalho educativo."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID3168_TB5133_11122023230353.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:54:45"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE"
    "autor_email" => "alexandre.medeiros@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:43:22"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 324
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04"
        "logo" => null
        "capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg"
        "timbrado" => "65b1220aa6269_24012024114322.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:43:22"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 324
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04"
        "logo" => null
        "capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg"
        "timbrado" => "65b1220aa6269_24012024114322.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:43:22"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 200
                "edicao_id" => 324
                "codigo" => "978-85-61702-84-7"
                "capa" => "66031882c71d6_26032024154834.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALEXANDRE MEDEIROS DE ARA&Uacute;JO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXANDRE MEDEIROS DE ARA&Uacute;JO&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  ANA PAULA PEREIRA DO NASCIMENTO SILVA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  F&Aacute;TIMA MARIA OLIVEIRA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  FERNANDA L&Iacute;GIA RODRIGUES LOPES&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  FRANCISCO DJNNATHAN DA SILVA GON&Ccedil;ALVES&nbsp; (UFRN)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  JULIANA MARIA SCHIVANI ALVES&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  KARINA LIMA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO SANDRO DE LIMA MOTA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  UBALDO FERNANDES DE ALMEIDA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA CIBELE DO NASCIMENTO (IFRN)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151318-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:43:22"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 200
                "edicao_id" => 324
                "codigo" => "978-85-61702-84-7"
                "capa" => "66031882c71d6_26032024154834.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALEXANDRE MEDEIROS DE ARA&Uacute;JO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXANDRE MEDEIROS DE ARA&Uacute;JO&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  ANA PAULA PEREIRA DO NASCIMENTO SILVA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  F&Aacute;TIMA MARIA OLIVEIRA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  FERNANDA L&Iacute;GIA RODRIGUES LOPES&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  FRANCISCO DJNNATHAN DA SILVA GON&Ccedil;ALVES&nbsp; (UFRN)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  JULIANA MARIA SCHIVANI ALVES&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  KARINA LIMA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO SANDRO DE LIMA MOTA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  UBALDO FERNANDES DE ALMEIDA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA CIBELE DO NASCIMENTO (IFRN)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151318-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:43:22"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar aos educadores a proposta kantiana para a formação moral e a autonomia dos adolescentes, a partir do exercício das faculdades da razão, de modo especial, da faculdade do juízo. Segundo essa proposta, a formação para a moralidade, que está relacionada à autonomia, consiste num procedimento que se assemelharia ao método socrático, de perguntas e respostas, na medida em que o educador despertaria a reflexão do seu aluno, apresentando-o casos concretos do cotidiano, os quais desafiam sua reflexão provocando o seu ajuizamento moral. Esse procedimento, e as noções que ele traz consigo, como as de “contradição”, “universalidade”, “fim em si” e “dignidade”, pode ser um bom caminho para levar os adolescentes ao desenvolvimento de sua moralidade, na medida em que, por meio de sua reflexão no ajuizamento daquelas ações, avaliaria se os princípios das ações, podem ou não ser universalizados. Nessa dinâmica, o educador conduz o seu aluno a pensar por si mesmo e a eleger, para si, máximas (princípios subjetivos) que possam estar de acordo com os fins mais elevados, os de sua razão, de modo a ser capaz de constituir o seu caráter moral. Esse artigo é fruto de uma pesquisa de caráter bibliográfico, cuja metodologia se caracteriza por uma análise dos conceitos, acompanhada de minuciosa exegese, visando aproximar as obras da filosofia prática de Kant à sua Crítica da Faculdade do Juízo (1790). O referencial teórico se apoia na interpretação de renomadas especialistas como BUENO (2012) e MUNZEL (1999). Elucidar conceitos como os de “reflexão”, “autonomia”, “moralidade”, “ajuizamento” e “caráter”, de modo a aproximá-los numa atividade que visa justificar os princípios pelos quais nossas ações se fundamentam e têm validade, é o que torna a proposta de Kant ainda atual, sobretudo para fornecer aos educadores alguns elementos para o seu trabalho educativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.