Artigo CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-74-8

USO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL EM RORAIMA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2024-01-24 11:48:47" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106009
    "edicao_id" => 325
    "trabalho_id" => 1672
    "inscrito_id" => 2123
    "titulo" => "USO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL EM RORAIMA"
    "resumo" => "O ensino de Ciências da Natureza na formação superior indígena tem sido trabalhado na perspectiva de apresentar conceitos na prática que muitas vezes são abstratos na teoria. É sabido que as aulas práticas são muito importantes, pois permitem que os discentes tenham um maior interesse pela pesquisa e possam observar em campo o que foi tratado na teoria. Por outro lado, o acadêmico indígena é protagonista em seu processo de formação, porque tem em seu ambiente comunitário muitas ferramentas que podem ser utilizadas em seu processo de ensino e aprendizagem, principalmente quando nos referimos aos diferentes ambientes naturais que compõe as comunidades indígenas no estado de Roraima. O objetivo principal deste trabalho foi descrever como as aulas práticas ajudam na formação do acadêmico indígena no curso de Licenciatura Indígena na Universidade Federal de Roraima. Para realização desta pesquisa planejamos algumas aulas de campo em diferentes tipos de paisagens e também recorremos a literatura específica sobre o tema. Nesse sentido, percebemos que as aulas de campo realizadas durantes a etapa de estudos presencias no Curso de Licenciatura foi um importante instrumento motivador para os acadêmicos, principalmente após o retorno a sala de aula de forma presencial pós-pandemia. A produção dos trabalhos e a assimilação de conceitos se tornou mais fácil. Com isso podemos considerar que as aulas práticas são importantes instrumentos na formação do professor indígena(acadêmico), visto que alguns Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) são frutos destas atividades, assim como produção de materiais didáticos que surgiram após a realização das aulas de campo, como cartilhas, guia de campo de espécies vegetais, de rochas e paisagens nas comunidades indígenas em Roraima."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID2123_TB1672_03052023224943.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:51:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA SOUZA DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA CUNHA"
    "autor_email" => "maryinsikrr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:48:47"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106009
    "edicao_id" => 325
    "trabalho_id" => 1672
    "inscrito_id" => 2123
    "titulo" => "USO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL EM RORAIMA"
    "resumo" => "O ensino de Ciências da Natureza na formação superior indígena tem sido trabalhado na perspectiva de apresentar conceitos na prática que muitas vezes são abstratos na teoria. É sabido que as aulas práticas são muito importantes, pois permitem que os discentes tenham um maior interesse pela pesquisa e possam observar em campo o que foi tratado na teoria. Por outro lado, o acadêmico indígena é protagonista em seu processo de formação, porque tem em seu ambiente comunitário muitas ferramentas que podem ser utilizadas em seu processo de ensino e aprendizagem, principalmente quando nos referimos aos diferentes ambientes naturais que compõe as comunidades indígenas no estado de Roraima. O objetivo principal deste trabalho foi descrever como as aulas práticas ajudam na formação do acadêmico indígena no curso de Licenciatura Indígena na Universidade Federal de Roraima. Para realização desta pesquisa planejamos algumas aulas de campo em diferentes tipos de paisagens e também recorremos a literatura específica sobre o tema. Nesse sentido, percebemos que as aulas de campo realizadas durantes a etapa de estudos presencias no Curso de Licenciatura foi um importante instrumento motivador para os acadêmicos, principalmente após o retorno a sala de aula de forma presencial pós-pandemia. A produção dos trabalhos e a assimilação de conceitos se tornou mais fácil. Com isso podemos considerar que as aulas práticas são importantes instrumentos na formação do professor indígena(acadêmico), visto que alguns Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) são frutos destas atividades, assim como produção de materiais didáticos que surgiram após a realização das aulas de campo, como cartilhas, guia de campo de espécies vegetais, de rochas e paisagens nas comunidades indígenas em Roraima."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID2123_TB1672_03052023224943.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:51:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA SOUZA DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA CUNHA"
    "autor_email" => "maryinsikrr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:48:47"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 325
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05"
        "logo" => null
        "capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg"
        "timbrado" => "65b1234fa0148_24012024114847.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:48:47"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 325
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05"
        "logo" => null
        "capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg"
        "timbrado" => "65b1234fa0148_24012024114847.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:48:47"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 201
                "edicao_id" => 325
                "codigo" => "978-85-61702-74-8"
                "capa" => "660318cb8920e_26032024154947.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA CORREIA DA LUZ (UPE)<br />\r\n
                  ANA CL&Aacute;UDIA &nbsp;<br />\r\n
                  ANA CL&Aacute;UDIA RIBEIRO TAVARES (UPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA (UPE)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA &nbsp;(UFRPE)<br />\r\n
                  CLEITON &nbsp;DE BARROS NUNES (UPE)<br />\r\n
                  GEVSON SILVA ANDRADE (UPE)<br />\r\n
                  ROSSANA REGINA GUIMAR&Atilde;ES RAMOS HENZ (UPE)<br />\r\n
                  VALDELUCE ALBUQUERQUE E SILVA (UPE)<br />\r\n
                  VOLMIR JOS&Eacute; BRUTSCHER (UPE)<br />\r\n
                  WALD&Ecirc;NIA LE&Atilde;O DE CARVALHO (UPE)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151409-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:48:47"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 201
                "edicao_id" => 325
                "codigo" => "978-85-61702-74-8"
                "capa" => "660318cb8920e_26032024154947.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA CORREIA DA LUZ (UPE)<br />\r\n
                  ANA CL&Aacute;UDIA &nbsp;<br />\r\n
                  ANA CL&Aacute;UDIA RIBEIRO TAVARES (UPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA (UPE)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA &nbsp;(UFRPE)<br />\r\n
                  CLEITON &nbsp;DE BARROS NUNES (UPE)<br />\r\n
                  GEVSON SILVA ANDRADE (UPE)<br />\r\n
                  ROSSANA REGINA GUIMAR&Atilde;ES RAMOS HENZ (UPE)<br />\r\n
                  VALDELUCE ALBUQUERQUE E SILVA (UPE)<br />\r\n
                  VOLMIR JOS&Eacute; BRUTSCHER (UPE)<br />\r\n
                  WALD&Ecirc;NIA LE&Atilde;O DE CARVALHO (UPE)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151409-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:48:47"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O ensino de Ciências da Natureza na formação superior indígena tem sido trabalhado na perspectiva de apresentar conceitos na prática que muitas vezes são abstratos na teoria. É sabido que as aulas práticas são muito importantes, pois permitem que os discentes tenham um maior interesse pela pesquisa e possam observar em campo o que foi tratado na teoria. Por outro lado, o acadêmico indígena é protagonista em seu processo de formação, porque tem em seu ambiente comunitário muitas ferramentas que podem ser utilizadas em seu processo de ensino e aprendizagem, principalmente quando nos referimos aos diferentes ambientes naturais que compõe as comunidades indígenas no estado de Roraima. O objetivo principal deste trabalho foi descrever como as aulas práticas ajudam na formação do acadêmico indígena no curso de Licenciatura Indígena na Universidade Federal de Roraima. Para realização desta pesquisa planejamos algumas aulas de campo em diferentes tipos de paisagens e também recorremos a literatura específica sobre o tema. Nesse sentido, percebemos que as aulas de campo realizadas durantes a etapa de estudos presencias no Curso de Licenciatura foi um importante instrumento motivador para os acadêmicos, principalmente após o retorno a sala de aula de forma presencial pós-pandemia. A produção dos trabalhos e a assimilação de conceitos se tornou mais fácil. Com isso podemos considerar que as aulas práticas são importantes instrumentos na formação do professor indígena(acadêmico), visto que alguns Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) são frutos destas atividades, assim como produção de materiais didáticos que surgiram após a realização das aulas de campo, como cartilhas, guia de campo de espécies vegetais, de rochas e paisagens nas comunidades indígenas em Roraima.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.