Artigo CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-74-8

A RELAÇÃO PATOLOGIZAÇÃO DO ENSINO COM O BAIXO DESEMPENHO ESCOLAR: UMA REVISÃO NARRATIVA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2024-01-24 11:48:47" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106007
    "edicao_id" => 325
    "trabalho_id" => 60
    "inscrito_id" => 5150
    "titulo" => "A RELAÇÃO PATOLOGIZAÇÃO DO ENSINO COM O BAIXO DESEMPENHO ESCOLAR: UMA REVISÃO NARRATIVA"
    "resumo" => "Na educação básica está havendo cada vez mais um processo em se buscar uma justificativa ao baixo desempenho escolar mediante a culpabilização por uma patologia. O sentido atribuído ao abordamos no artigo de patologização e medicalização do ensino consiste em rastrear soluções doentias e de tratamentos farmacológicos para problemas no ensino que têm uma outra origem, como de cunho social, estrutura escolar ou nas metodologias de ensino. Procura-se responsabilizar o aluno por sua baixa aprendizagem através de patologias inexistentes. No artigo temos como objetivo a discussão da substituição de terceiros elementos que originariam as dificuldades de aprendizagem por patologias, que devem ser tratadas com médicos e profissionais de saúde, além de abordarmos o poder do laudo médico no ensino, assim como os medicamentos no cotidiano dos alunos com baixo desempenho escolar. Com isso, a presente pesquisa teve como metodologia uma revisão bibliográfica narrativa, em que as bases de dados investigadas foram as plataformas da SciELO, Google Acadêmico, Academia.edu, além de livros. Dados levantados na pesquisa mostraram que, no Brasil, as disfunções neurológicas que mais são citadas como causa para o baixo desempenho do alunado, havendo um maior número de diagnósticos, são: o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Espectro Autista (TEA), os Transtornos de Aprendizagem (dislexia, discalculia, etc.) e o Transtorno Opositor Desafiador (TOD)."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID5150_TB60_02052023211713.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:51:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIORDANO BRUNO MESSIAS ROLIM"
    "autor_nome_curto" => "GIORDANO"
    "autor_email" => "giordano.psicologia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:48:47"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106007
    "edicao_id" => 325
    "trabalho_id" => 60
    "inscrito_id" => 5150
    "titulo" => "A RELAÇÃO PATOLOGIZAÇÃO DO ENSINO COM O BAIXO DESEMPENHO ESCOLAR: UMA REVISÃO NARRATIVA"
    "resumo" => "Na educação básica está havendo cada vez mais um processo em se buscar uma justificativa ao baixo desempenho escolar mediante a culpabilização por uma patologia. O sentido atribuído ao abordamos no artigo de patologização e medicalização do ensino consiste em rastrear soluções doentias e de tratamentos farmacológicos para problemas no ensino que têm uma outra origem, como de cunho social, estrutura escolar ou nas metodologias de ensino. Procura-se responsabilizar o aluno por sua baixa aprendizagem através de patologias inexistentes. No artigo temos como objetivo a discussão da substituição de terceiros elementos que originariam as dificuldades de aprendizagem por patologias, que devem ser tratadas com médicos e profissionais de saúde, além de abordarmos o poder do laudo médico no ensino, assim como os medicamentos no cotidiano dos alunos com baixo desempenho escolar. Com isso, a presente pesquisa teve como metodologia uma revisão bibliográfica narrativa, em que as bases de dados investigadas foram as plataformas da SciELO, Google Acadêmico, Academia.edu, além de livros. Dados levantados na pesquisa mostraram que, no Brasil, as disfunções neurológicas que mais são citadas como causa para o baixo desempenho do alunado, havendo um maior número de diagnósticos, são: o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Espectro Autista (TEA), os Transtornos de Aprendizagem (dislexia, discalculia, etc.) e o Transtorno Opositor Desafiador (TOD)."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID5150_TB60_02052023211713.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:51:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIORDANO BRUNO MESSIAS ROLIM"
    "autor_nome_curto" => "GIORDANO"
    "autor_email" => "giordano.psicologia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:48:47"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 325
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05"
        "logo" => null
        "capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg"
        "timbrado" => "65b1234fa0148_24012024114847.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:48:47"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 325
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05"
        "logo" => null
        "capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg"
        "timbrado" => "65b1234fa0148_24012024114847.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:48:47"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 201
                "edicao_id" => 325
                "codigo" => "978-85-61702-74-8"
                "capa" => "660318cb8920e_26032024154947.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA CORREIA DA LUZ (UPE)<br />\r\n
                  ANA CL&Aacute;UDIA &nbsp;<br />\r\n
                  ANA CL&Aacute;UDIA RIBEIRO TAVARES (UPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA (UPE)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA &nbsp;(UFRPE)<br />\r\n
                  CLEITON &nbsp;DE BARROS NUNES (UPE)<br />\r\n
                  GEVSON SILVA ANDRADE (UPE)<br />\r\n
                  ROSSANA REGINA GUIMAR&Atilde;ES RAMOS HENZ (UPE)<br />\r\n
                  VALDELUCE ALBUQUERQUE E SILVA (UPE)<br />\r\n
                  VOLMIR JOS&Eacute; BRUTSCHER (UPE)<br />\r\n
                  WALD&Ecirc;NIA LE&Atilde;O DE CARVALHO (UPE)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151409-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:48:47"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 201
                "edicao_id" => 325
                "codigo" => "978-85-61702-74-8"
                "capa" => "660318cb8920e_26032024154947.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA CORREIA DA LUZ (UPE)<br />\r\n
                  ANA CL&Aacute;UDIA &nbsp;<br />\r\n
                  ANA CL&Aacute;UDIA RIBEIRO TAVARES (UPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA (UPE)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA &nbsp;(UFRPE)<br />\r\n
                  CLEITON &nbsp;DE BARROS NUNES (UPE)<br />\r\n
                  GEVSON SILVA ANDRADE (UPE)<br />\r\n
                  ROSSANA REGINA GUIMAR&Atilde;ES RAMOS HENZ (UPE)<br />\r\n
                  VALDELUCE ALBUQUERQUE E SILVA (UPE)<br />\r\n
                  VOLMIR JOS&Eacute; BRUTSCHER (UPE)<br />\r\n
                  WALD&Ecirc;NIA LE&Atilde;O DE CARVALHO (UPE)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151409-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:48:47"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Na educação básica está havendo cada vez mais um processo em se buscar uma justificativa ao baixo desempenho escolar mediante a culpabilização por uma patologia. O sentido atribuído ao abordamos no artigo de patologização e medicalização do ensino consiste em rastrear soluções doentias e de tratamentos farmacológicos para problemas no ensino que têm uma outra origem, como de cunho social, estrutura escolar ou nas metodologias de ensino. Procura-se responsabilizar o aluno por sua baixa aprendizagem através de patologias inexistentes. No artigo temos como objetivo a discussão da substituição de terceiros elementos que originariam as dificuldades de aprendizagem por patologias, que devem ser tratadas com médicos e profissionais de saúde, além de abordarmos o poder do laudo médico no ensino, assim como os medicamentos no cotidiano dos alunos com baixo desempenho escolar. Com isso, a presente pesquisa teve como metodologia uma revisão bibliográfica narrativa, em que as bases de dados investigadas foram as plataformas da SciELO, Google Acadêmico, Academia.edu, além de livros. Dados levantados na pesquisa mostraram que, no Brasil, as disfunções neurológicas que mais são citadas como causa para o baixo desempenho do alunado, havendo um maior número de diagnósticos, são: o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Espectro Autista (TEA), os Transtornos de Aprendizagem (dislexia, discalculia, etc.) e o Transtorno Opositor Desafiador (TOD).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.