Artigo CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-82-3

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PRÁTICA: INTRODUÇÃO À LIBRAS NA PERSPECTIVA DE AULAS ELETIVAS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2024-01-24 12:14:35" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105822
    "edicao_id" => 331
    "trabalho_id" => 6715
    "inscrito_id" => 992
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PRÁTICA: INTRODUÇÃO À LIBRAS NA PERSPECTIVA DE AULAS ELETIVAS"
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre de 2023, com alunos do segundo ano do Ensino Médio, em uma escola pública estadual de tempo integral no município do Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco. Nesta instituição há um estudante com deficiência auditiva com pouca interação social, por não conseguir comunicar-se efetivamente com os demais estudantes. Deste modo, dificulta demasiadamente sua verdadeira inclusão no ambiente escolar. Assim, intencionando reduzir a problemática existente e ao mesmo tempo para atender a demanda das diretrizes curriculares do Ensino Médio foi elaborada uma disciplina eletiva que foi ofertada aos estudantes em duas aulas semanais por um período de quatro meses. Como proposta pedagógica desta eletiva, os conteúdos foram trabalhados desde a legislação até o uso de sinais para comunicação através das mãos nas aulas práticas. Desta maneira, foi possível trabalhar com recursos, em que podia-se avaliar o desenvolvimento de cada aluno individualmente e intervir quando necessário. Logo, os estudantes foram introduzidos sistematicamente na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Como resultado, percebeu-se um despertar de interesse de outros discentes por essa linguagem e houve um avanço na comunicação entre os estudantes da eletiva e o estudante com deficiência auditiva. No final da aplicação do trabalho, os discentes compartilharam os conhecimentos construídos com outros estudantes da escola em um momento denominado “culminância das eletivas”. Deste modo, demonstraram o que apreenderam e sensibilizaram a escola quanto a importância da disseminação desta linguagem na esperança de auxiliar a promover a dignidade da pessoa surda em seus direitos e acesso a educação inclusiva."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID992_TB6715_10122023173113.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:35:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA XAVIER DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA XAVIER"
    "autor_email" => "mxlfma@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:14:35"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105822
    "edicao_id" => 331
    "trabalho_id" => 6715
    "inscrito_id" => 992
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PRÁTICA: INTRODUÇÃO À LIBRAS NA PERSPECTIVA DE AULAS ELETIVAS"
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre de 2023, com alunos do segundo ano do Ensino Médio, em uma escola pública estadual de tempo integral no município do Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco. Nesta instituição há um estudante com deficiência auditiva com pouca interação social, por não conseguir comunicar-se efetivamente com os demais estudantes. Deste modo, dificulta demasiadamente sua verdadeira inclusão no ambiente escolar. Assim, intencionando reduzir a problemática existente e ao mesmo tempo para atender a demanda das diretrizes curriculares do Ensino Médio foi elaborada uma disciplina eletiva que foi ofertada aos estudantes em duas aulas semanais por um período de quatro meses. Como proposta pedagógica desta eletiva, os conteúdos foram trabalhados desde a legislação até o uso de sinais para comunicação através das mãos nas aulas práticas. Desta maneira, foi possível trabalhar com recursos, em que podia-se avaliar o desenvolvimento de cada aluno individualmente e intervir quando necessário. Logo, os estudantes foram introduzidos sistematicamente na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Como resultado, percebeu-se um despertar de interesse de outros discentes por essa linguagem e houve um avanço na comunicação entre os estudantes da eletiva e o estudante com deficiência auditiva. No final da aplicação do trabalho, os discentes compartilharam os conhecimentos construídos com outros estudantes da escola em um momento denominado “culminância das eletivas”. Deste modo, demonstraram o que apreenderam e sensibilizaram a escola quanto a importância da disseminação desta linguagem na esperança de auxiliar a promover a dignidade da pessoa surda em seus direitos e acesso a educação inclusiva."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID992_TB6715_10122023173113.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:35:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA XAVIER DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA XAVIER"
    "autor_email" => "mxlfma@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:14:35"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 331
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11"
        "logo" => null
        "capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg"
        "timbrado" => "65b1295be642b_24012024121435.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:14:35"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 331
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11"
        "logo" => null
        "capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg"
        "timbrado" => "65b1295be642b_24012024121435.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:14:35"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 207
                "edicao_id" => 331
                "codigo" => "978-85-61702-82-3"
                "capa" => "66031c0b410a1_26032024160339.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA CAROLINA DE ALMEIDA (CEFET/MG)<br />\r\n
                  APARECIDA BASSOLI MACHADO (UCP)<br />\r\n
                  CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO (UEMG)<br />\r\n
                  CHRISTIANE MURY GOMES (UCP)<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO (UEMG)<br />\r\n
                  DEDILENE ALVES DE JESUS OLIVEIRA (UEMG)<br />\r\n
                  FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARA&Uacute;JO (UVA)<br />\r\n
                  LUCIMARA DEST&Eacute;FANI DE SOUZA PENHA (UEMG)<br />\r\n
                  MARA L&Uacute;CIA RODRIGUES COSTA (UEMG)<br />\r\n
                  MONICA CRUZ VIEIRA MENDON&Ccedil;A &nbsp;<br />\r\n
                  PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA (UNIRIO)<br />\r\n
                  PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR (UFLA)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152119-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:14:35"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 207
                "edicao_id" => 331
                "codigo" => "978-85-61702-82-3"
                "capa" => "66031c0b410a1_26032024160339.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA CAROLINA DE ALMEIDA (CEFET/MG)<br />\r\n
                  APARECIDA BASSOLI MACHADO (UCP)<br />\r\n
                  CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO (UEMG)<br />\r\n
                  CHRISTIANE MURY GOMES (UCP)<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO (UEMG)<br />\r\n
                  DEDILENE ALVES DE JESUS OLIVEIRA (UEMG)<br />\r\n
                  FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARA&Uacute;JO (UVA)<br />\r\n
                  LUCIMARA DEST&Eacute;FANI DE SOUZA PENHA (UEMG)<br />\r\n
                  MARA L&Uacute;CIA RODRIGUES COSTA (UEMG)<br />\r\n
                  MONICA CRUZ VIEIRA MENDON&Ccedil;A &nbsp;<br />\r\n
                  PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA (UNIRIO)<br />\r\n
                  PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR (UFLA)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152119-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:14:35"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre de 2023, com alunos do segundo ano do Ensino Médio, em uma escola pública estadual de tempo integral no município do Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco. Nesta instituição há um estudante com deficiência auditiva com pouca interação social, por não conseguir comunicar-se efetivamente com os demais estudantes. Deste modo, dificulta demasiadamente sua verdadeira inclusão no ambiente escolar. Assim, intencionando reduzir a problemática existente e ao mesmo tempo para atender a demanda das diretrizes curriculares do Ensino Médio foi elaborada uma disciplina eletiva que foi ofertada aos estudantes em duas aulas semanais por um período de quatro meses. Como proposta pedagógica desta eletiva, os conteúdos foram trabalhados desde a legislação até o uso de sinais para comunicação através das mãos nas aulas práticas. Desta maneira, foi possível trabalhar com recursos, em que podia-se avaliar o desenvolvimento de cada aluno individualmente e intervir quando necessário. Logo, os estudantes foram introduzidos sistematicamente na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Como resultado, percebeu-se um despertar de interesse de outros discentes por essa linguagem e houve um avanço na comunicação entre os estudantes da eletiva e o estudante com deficiência auditiva. No final da aplicação do trabalho, os discentes compartilharam os conhecimentos construídos com outros estudantes da escola em um momento denominado “culminância das eletivas”. Deste modo, demonstraram o que apreenderam e sensibilizaram a escola quanto a importância da disseminação desta linguagem na esperança de auxiliar a promover a dignidade da pessoa surda em seus direitos e acesso a educação inclusiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.