Artigo CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-82-3

INES: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO SOBRE POLÍTICAS, DESENHOS E PRÁTICAS ORGANIZATIVAS INCLUSIVAS EM ESPAÇOS UNIVERSITÁRIOS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2024-01-24 12:14:35" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105831
    "edicao_id" => 331
    "trabalho_id" => 8131
    "inscrito_id" => 23425
    "titulo" => "INES: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO SOBRE POLÍTICAS, DESENHOS E PRÁTICAS ORGANIZATIVAS INCLUSIVAS EM ESPAÇOS UNIVERSITÁRIOS"
    "resumo" => "Partindo da premissa que a Educação Superior deve se um espaço aberto à todos que desejam cursá-la, o presente artigo procurou retratar como o uso do Índice de Inclusão do Ensino Superior (INES), contribui para o planejamento de desenhos e práticas organizativas dos espaços universitários, abertos ao reconhecimento da pluralidade humana, em uma mirada crítica, intercultural e inclusiva. O material recolhido no estudo foi produzido a partir da aplicação do Índice de Inclusão do Ensino Superior (INES), em formato de formulário eletrônico, encaminhado por e-mail à estudantes, docentes e funcionários, de uma universidade pública brasileira. Este instrumento permitiu levantar como a comunidade acadêmica observou a presença/ausência indicadores de inclusão na instituição. De posse das respostas foi possível discorrer de que maneira as lacunas observadas se constituiriam em facilitadores da melhora da qualidade da educação, na universidade investigada. Os resultados evidenciaram a importância do uso instrumentos institucionais avaliativos atentos aos conceitos fundamentais de direitos humanos e de participação a distintos públicos em situação de vulnerabilidade na universidade, com destaque aos que se reconhecem em situação de deficiência. Em síntese, sugere-se que a aplicação do instrumento possa ocorrer de forma institucionalizada para possibilitar maior interação da comunidade acadêmica; disseminar conceitos fundamentais para o acesso e a inclusão de diferentes públicos em situação de vulnerabilidade; divulgar as políticas existentes na IES bem como incentivar a participação desses grupos (com destaque para as pessoas em situação de deficiência) na produção dessas normativas e, práticas inclusivas que viabilizem o acesso, permanência e participação ativa em condição de equidade e justiça social na universidade."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID23425_TB8131_19112023114925.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:35:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA CAVALCANTE DE ANDRADE LOUZADA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA LOUZADA"
    "autor_email" => "juliana.louzada@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:14:35"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105831
    "edicao_id" => 331
    "trabalho_id" => 8131
    "inscrito_id" => 23425
    "titulo" => "INES: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO SOBRE POLÍTICAS, DESENHOS E PRÁTICAS ORGANIZATIVAS INCLUSIVAS EM ESPAÇOS UNIVERSITÁRIOS"
    "resumo" => "Partindo da premissa que a Educação Superior deve se um espaço aberto à todos que desejam cursá-la, o presente artigo procurou retratar como o uso do Índice de Inclusão do Ensino Superior (INES), contribui para o planejamento de desenhos e práticas organizativas dos espaços universitários, abertos ao reconhecimento da pluralidade humana, em uma mirada crítica, intercultural e inclusiva. O material recolhido no estudo foi produzido a partir da aplicação do Índice de Inclusão do Ensino Superior (INES), em formato de formulário eletrônico, encaminhado por e-mail à estudantes, docentes e funcionários, de uma universidade pública brasileira. Este instrumento permitiu levantar como a comunidade acadêmica observou a presença/ausência indicadores de inclusão na instituição. De posse das respostas foi possível discorrer de que maneira as lacunas observadas se constituiriam em facilitadores da melhora da qualidade da educação, na universidade investigada. Os resultados evidenciaram a importância do uso instrumentos institucionais avaliativos atentos aos conceitos fundamentais de direitos humanos e de participação a distintos públicos em situação de vulnerabilidade na universidade, com destaque aos que se reconhecem em situação de deficiência. Em síntese, sugere-se que a aplicação do instrumento possa ocorrer de forma institucionalizada para possibilitar maior interação da comunidade acadêmica; disseminar conceitos fundamentais para o acesso e a inclusão de diferentes públicos em situação de vulnerabilidade; divulgar as políticas existentes na IES bem como incentivar a participação desses grupos (com destaque para as pessoas em situação de deficiência) na produção dessas normativas e, práticas inclusivas que viabilizem o acesso, permanência e participação ativa em condição de equidade e justiça social na universidade."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID23425_TB8131_19112023114925.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:35:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA CAVALCANTE DE ANDRADE LOUZADA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA LOUZADA"
    "autor_email" => "juliana.louzada@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:14:35"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 331
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11"
        "logo" => null
        "capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg"
        "timbrado" => "65b1295be642b_24012024121435.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:14:35"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 331
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11"
        "logo" => null
        "capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg"
        "timbrado" => "65b1295be642b_24012024121435.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:14:35"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 207
                "edicao_id" => 331
                "codigo" => "978-85-61702-82-3"
                "capa" => "66031c0b410a1_26032024160339.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA CAROLINA DE ALMEIDA (CEFET/MG)<br />\r\n
                  APARECIDA BASSOLI MACHADO (UCP)<br />\r\n
                  CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO (UEMG)<br />\r\n
                  CHRISTIANE MURY GOMES (UCP)<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO (UEMG)<br />\r\n
                  DEDILENE ALVES DE JESUS OLIVEIRA (UEMG)<br />\r\n
                  FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARA&Uacute;JO (UVA)<br />\r\n
                  LUCIMARA DEST&Eacute;FANI DE SOUZA PENHA (UEMG)<br />\r\n
                  MARA L&Uacute;CIA RODRIGUES COSTA (UEMG)<br />\r\n
                  MONICA CRUZ VIEIRA MENDON&Ccedil;A &nbsp;<br />\r\n
                  PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA (UNIRIO)<br />\r\n
                  PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR (UFLA)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152119-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:14:35"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 207
                "edicao_id" => 331
                "codigo" => "978-85-61702-82-3"
                "capa" => "66031c0b410a1_26032024160339.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA CAROLINA DE ALMEIDA (CEFET/MG)<br />\r\n
                  APARECIDA BASSOLI MACHADO (UCP)<br />\r\n
                  CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO (UEMG)<br />\r\n
                  CHRISTIANE MURY GOMES (UCP)<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO (UEMG)<br />\r\n
                  DEDILENE ALVES DE JESUS OLIVEIRA (UEMG)<br />\r\n
                  FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARA&Uacute;JO (UVA)<br />\r\n
                  LUCIMARA DEST&Eacute;FANI DE SOUZA PENHA (UEMG)<br />\r\n
                  MARA L&Uacute;CIA RODRIGUES COSTA (UEMG)<br />\r\n
                  MONICA CRUZ VIEIRA MENDON&Ccedil;A &nbsp;<br />\r\n
                  PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA (UNIRIO)<br />\r\n
                  PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR (UFLA)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152119-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:14:35"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Partindo da premissa que a Educação Superior deve se um espaço aberto à todos que desejam cursá-la, o presente artigo procurou retratar como o uso do Índice de Inclusão do Ensino Superior (INES), contribui para o planejamento de desenhos e práticas organizativas dos espaços universitários, abertos ao reconhecimento da pluralidade humana, em uma mirada crítica, intercultural e inclusiva. O material recolhido no estudo foi produzido a partir da aplicação do Índice de Inclusão do Ensino Superior (INES), em formato de formulário eletrônico, encaminhado por e-mail à estudantes, docentes e funcionários, de uma universidade pública brasileira. Este instrumento permitiu levantar como a comunidade acadêmica observou a presença/ausência indicadores de inclusão na instituição. De posse das respostas foi possível discorrer de que maneira as lacunas observadas se constituiriam em facilitadores da melhora da qualidade da educação, na universidade investigada. Os resultados evidenciaram a importância do uso instrumentos institucionais avaliativos atentos aos conceitos fundamentais de direitos humanos e de participação a distintos públicos em situação de vulnerabilidade na universidade, com destaque aos que se reconhecem em situação de deficiência. Em síntese, sugere-se que a aplicação do instrumento possa ocorrer de forma institucionalizada para possibilitar maior interação da comunidade acadêmica; disseminar conceitos fundamentais para o acesso e a inclusão de diferentes públicos em situação de vulnerabilidade; divulgar as políticas existentes na IES bem como incentivar a participação desses grupos (com destaque para as pessoas em situação de deficiência) na produção dessas normativas e, práticas inclusivas que viabilizem o acesso, permanência e participação ativa em condição de equidade e justiça social na universidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.