CONTRIBUIÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO DE JOVENS E ADULTOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO
0 of 0"2024-01-24 12:18:12" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 105798 "edicao_id" => 332 "trabalho_id" => 5350 "inscrito_id" => 17288 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO DE JOVENS E ADULTOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO" "resumo" => "RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo investigar como acontece as contribuições das políticas públicas na educação do campo na inclusão dos estudantes da educação de jovens e adultos. Na qual, justifica-se nas experiências de dois professores, gestores e coordenadores que atuam na Educação de Jovens e Adultos no município de Escada-PE. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo descritiva, que permitiu a ser realizada as entrevistas com os professores definidos de P1,P2, A e B para não expor as identidades. De acordo com os resultados da pesquisa de forma teórica, foi possível encontrar as políticas públicas voltadas à educação de jovens e adultos na perspectiva da educação do campo com ênfase na educação especial, porém na prática foi encontrada as contradições entre a teoria e a prática como: a falta de formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos, o preconceito existente por parte da comunidade escolar, ausências de materiais didáticos e a estrutura física. Nesta perspectiva é notório que a educação do campo é um espaço de formação social, cultural e político, assumindo o compromisso transformador e de enfrentamento excludente na organização social. ◀RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo investigar como acontece as contribuições das políticas públicas na educação do campo na inclusão dos estudantes da educ ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "661e924f9afe0_16042024115927.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:32:38" "updated_at" => "2024-04-16 11:59:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI LIBÂNIO DE MÉLO" "autor_nome_curto" => "DAVI" "autor_email" => "davi.libanio@yahoo.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE DA ESCADA (FAESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT12" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031cd36c44c_26032024160659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:18:12" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 105798 "edicao_id" => 332 "trabalho_id" => 5350 "inscrito_id" => 17288 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO DE JOVENS E ADULTOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO" "resumo" => "RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo investigar como acontece as contribuições das políticas públicas na educação do campo na inclusão dos estudantes da educação de jovens e adultos. Na qual, justifica-se nas experiências de dois professores, gestores e coordenadores que atuam na Educação de Jovens e Adultos no município de Escada-PE. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo descritiva, que permitiu a ser realizada as entrevistas com os professores definidos de P1,P2, A e B para não expor as identidades. De acordo com os resultados da pesquisa de forma teórica, foi possível encontrar as políticas públicas voltadas à educação de jovens e adultos na perspectiva da educação do campo com ênfase na educação especial, porém na prática foi encontrada as contradições entre a teoria e a prática como: a falta de formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos, o preconceito existente por parte da comunidade escolar, ausências de materiais didáticos e a estrutura física. Nesta perspectiva é notório que a educação do campo é um espaço de formação social, cultural e político, assumindo o compromisso transformador e de enfrentamento excludente na organização social. ◀RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo investigar como acontece as contribuições das políticas públicas na educação do campo na inclusão dos estudantes da educ ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "661e924f9afe0_16042024115927.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:32:38" "updated_at" => "2024-04-16 11:59:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI LIBÂNIO DE MÉLO" "autor_nome_curto" => "DAVI" "autor_email" => "davi.libanio@yahoo.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE DA ESCADA (FAESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT12" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031cd36c44c_26032024160659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:18:12" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 332 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT12" "logo" => null "capa" => "66031cd36c44c_26032024160659.jpg" "timbrado" => "65b12a3409594_24012024121812.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:18:12" "updated_at" => "2024-03-26 16:06:59" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 332 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT12" "logo" => null "capa" => "66031cd36c44c_26032024160659.jpg" "timbrado" => "65b12a3409594_24012024121812.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:18:12" "updated_at" => "2024-03-26 16:06:59" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 208 "edicao_id" => 332 "codigo" => "978-85-61702-75-5" "capa" => "66031cd36f94d_26032024160659.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ ANA MARIA DA SILVA (UFRPE)<br />\r\n ELIAS DE FRANÇA FARIAS <br />\r\n ELIZABETE CARLOS DO VALE (UEPB)<br />\r\n GIVANILDO MELO DOS SANTOS (SEPE)<br />\r\n JOELMA MARIA RAIMUNDO FARIAS (FAINTVISA)<br />\r\n JOELMA SANTANA REIS DA SILVA <br />\r\n JOSÉ FERNANDO DA SILVA ALVES (FALUB)<br />\r\n LINDALVA JOSÉ DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n LUCINEIDE PIRES DA SILVA FRANÇA <br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA (FALUB)<br />\r\n ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA (FALUB)<br />\r\n THAMYRYS LIMA (UFPE)<br />\r\n <br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024155022-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:18:12" "updated_at" => "2024-04-22 15:50:22" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 208 "edicao_id" => 332 "codigo" => "978-85-61702-75-5" "capa" => "66031cd36f94d_26032024160659.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ ANA MARIA DA SILVA (UFRPE)<br />\r\n ELIAS DE FRANÇA FARIAS <br />\r\n ELIZABETE CARLOS DO VALE (UEPB)<br />\r\n GIVANILDO MELO DOS SANTOS (SEPE)<br />\r\n JOELMA MARIA RAIMUNDO FARIAS (FAINTVISA)<br />\r\n JOELMA SANTANA REIS DA SILVA <br />\r\n JOSÉ FERNANDO DA SILVA ALVES (FALUB)<br />\r\n LINDALVA JOSÉ DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n LUCINEIDE PIRES DA SILVA FRANÇA <br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA (FALUB)<br />\r\n ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA (FALUB)<br />\r\n THAMYRYS LIMA (UFPE)<br />\r\n <br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024155022-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:18:12" "updated_at" => "2024-04-22 15:50:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }