Artigo CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-94-6

ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 16 - Ensino de Ciências
"2024-01-24 13:33:46" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105681
    "edicao_id" => 336
    "trabalho_id" => 8421
    "inscrito_id" => 2872
    "titulo" => "ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O núcleo temático em espaços não-formais da educação, se constitui uma disciplina obrigatória nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, que tem como finalidade permitir a articulação entre a tríade ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável. No âmbito da Licenciatura em Química, esta disciplina busca preparar os licenciandos para o desenvolvimento de ações pedagógicas, visando a construção de conhecimentos químicos em uma perspectiva contextualizada e interdisciplinar. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo analisar a construção de sequências didáticas para o Ensino de Química produzidas pelos licenciandos, a partir do tema espaços não-formais. Trata-se de um estudo qualitativo, que se enquadra como um relato de experiência. Participaram deste estudo, onze licenciandos em Química que produziram cinco sequências didáticas em grupos. Tais sequências, foram analisadas de acordo com os seguintes critérios: 1) Estrutura e organização; 2) Conteúdos e conceitos; 3) Problematização; 4) Metodologia e avaliação. Assim, buscou-se classificá-las de três modos distintos: 1) Mais que suficiente; 2) Suficiente e 3) Pouco suficiente. Os resultados revelam que grande parte dos critérios foram classificados como suficiente e mais que suficiente, demonstrando o grau de amadurecimento dos licenciandos quanto ao domínio dos saberes docentes necessários para o desenho das sequências didáticas. No entanto, em algumas propostas didáticas, alguns problemas foram identificados: a falta de coerência quanto a gestão do tempo em cada momento, a dificuldade para apresentar os objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais articulados e a ausência de detalhamento sobre os instrumentos de avaliação utilizados. Esta ação oportunizou um espaço de reflexão para que o licenciando pudesse perceber a importância que o planejamento tem na prática pedagógica do professor de Química, assim como possibilitou uma contribuição frutífera para pensar o Ensino de Química no contexto dos espaços não-formais."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID2872_TB8421_15082023231548.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:22:49"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA SANTOS"
    "autor_email" => "vanessa.nsantos@univasf.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:33:46"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105681
    "edicao_id" => 336
    "trabalho_id" => 8421
    "inscrito_id" => 2872
    "titulo" => "ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O núcleo temático em espaços não-formais da educação, se constitui uma disciplina obrigatória nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, que tem como finalidade permitir a articulação entre a tríade ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável. No âmbito da Licenciatura em Química, esta disciplina busca preparar os licenciandos para o desenvolvimento de ações pedagógicas, visando a construção de conhecimentos químicos em uma perspectiva contextualizada e interdisciplinar. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo analisar a construção de sequências didáticas para o Ensino de Química produzidas pelos licenciandos, a partir do tema espaços não-formais. Trata-se de um estudo qualitativo, que se enquadra como um relato de experiência. Participaram deste estudo, onze licenciandos em Química que produziram cinco sequências didáticas em grupos. Tais sequências, foram analisadas de acordo com os seguintes critérios: 1) Estrutura e organização; 2) Conteúdos e conceitos; 3) Problematização; 4) Metodologia e avaliação. Assim, buscou-se classificá-las de três modos distintos: 1) Mais que suficiente; 2) Suficiente e 3) Pouco suficiente. Os resultados revelam que grande parte dos critérios foram classificados como suficiente e mais que suficiente, demonstrando o grau de amadurecimento dos licenciandos quanto ao domínio dos saberes docentes necessários para o desenho das sequências didáticas. No entanto, em algumas propostas didáticas, alguns problemas foram identificados: a falta de coerência quanto a gestão do tempo em cada momento, a dificuldade para apresentar os objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais articulados e a ausência de detalhamento sobre os instrumentos de avaliação utilizados. Esta ação oportunizou um espaço de reflexão para que o licenciando pudesse perceber a importância que o planejamento tem na prática pedagógica do professor de Química, assim como possibilitou uma contribuição frutífera para pensar o Ensino de Química no contexto dos espaços não-formais."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID2872_TB8421_15082023231548.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:22:49"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA SANTOS"
    "autor_email" => "vanessa.nsantos@univasf.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:33:46"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 336
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg"
        "timbrado" => "65b13beab3da2_24012024133346.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:33:46"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 336
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg"
        "timbrado" => "65b13beab3da2_24012024133346.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:33:46"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 212
                "edicao_id" => 336
                "codigo" => "978-85-61702-94-6"
                "capa" => "66031ec581958_26032024161517.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBANO DE GOES SOUZA (UNIVASF)<br />\r\n
                  AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA&nbsp;(UFAL)<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO IN&Aacute;CIO DINIZ J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS (UFBA)<br />\r\n
                  CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n
                  DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n
                  IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  KALLINE DE ALMEIDA ALVES CARNEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  MACILENE PEREIRA DE ARAUJO (UEPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA BRAND&Atilde;O RODRIGUES AGUILAR (UNIVASF)<br />\r\n
                  MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n
                  NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  R&Eacute;NALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO (UEPB)<br />\r\n
                  THIAGO FERNANDES (UFPB)<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n
                  UARISON RODRIGUES BARRETO (UNIVASF)<br />\r\n
                  VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n
                  YSMAILYN SIQUEIRA COSTA (UNIVASF)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152702-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:33:46"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 212
                "edicao_id" => 336
                "codigo" => "978-85-61702-94-6"
                "capa" => "66031ec581958_26032024161517.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBANO DE GOES SOUZA (UNIVASF)<br />\r\n
                  AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA&nbsp;(UFAL)<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO IN&Aacute;CIO DINIZ J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS (UFBA)<br />\r\n
                  CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n
                  DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n
                  IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  KALLINE DE ALMEIDA ALVES CARNEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  MACILENE PEREIRA DE ARAUJO (UEPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA BRAND&Atilde;O RODRIGUES AGUILAR (UNIVASF)<br />\r\n
                  MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n
                  NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  R&Eacute;NALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO (UEPB)<br />\r\n
                  THIAGO FERNANDES (UFPB)<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n
                  UARISON RODRIGUES BARRETO (UNIVASF)<br />\r\n
                  VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n
                  YSMAILYN SIQUEIRA COSTA (UNIVASF)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152702-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:33:46"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O núcleo temático em espaços não-formais da educação, se constitui uma disciplina obrigatória nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, que tem como finalidade permitir a articulação entre a tríade ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável. No âmbito da Licenciatura em Química, esta disciplina busca preparar os licenciandos para o desenvolvimento de ações pedagógicas, visando a construção de conhecimentos químicos em uma perspectiva contextualizada e interdisciplinar. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo analisar a construção de sequências didáticas para o Ensino de Química produzidas pelos licenciandos, a partir do tema espaços não-formais. Trata-se de um estudo qualitativo, que se enquadra como um relato de experiência. Participaram deste estudo, onze licenciandos em Química que produziram cinco sequências didáticas em grupos. Tais sequências, foram analisadas de acordo com os seguintes critérios: 1) Estrutura e organização; 2) Conteúdos e conceitos; 3) Problematização; 4) Metodologia e avaliação. Assim, buscou-se classificá-las de três modos distintos: 1) Mais que suficiente; 2) Suficiente e 3) Pouco suficiente. Os resultados revelam que grande parte dos critérios foram classificados como suficiente e mais que suficiente, demonstrando o grau de amadurecimento dos licenciandos quanto ao domínio dos saberes docentes necessários para o desenho das sequências didáticas. No entanto, em algumas propostas didáticas, alguns problemas foram identificados: a falta de coerência quanto a gestão do tempo em cada momento, a dificuldade para apresentar os objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais articulados e a ausência de detalhamento sobre os instrumentos de avaliação utilizados. Esta ação oportunizou um espaço de reflexão para que o licenciando pudesse perceber a importância que o planejamento tem na prática pedagógica do professor de Química, assim como possibilitou uma contribuição frutífera para pensar o Ensino de Química no contexto dos espaços não-formais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.