Propagar a Iniciação Científica com os alunos do Ensino Médio não é uma tarefa fácil, principalmente no cenário de Intermediação Tecnológica na qual se propõe esse trabalho. Assim, esta pesquisa surge da necessidade de estudos sobre narrativas transmídias nos componentes curriculares: Iniciação Científica, Química e Biologia, tendo como base o objeto de aprendizagem ‘Universo e Sociedade’. Por meio do processo de gamificação, utilizando filmes de ficção científica nas aulas no Ensino Médio, constituindo uma primeira reflexão baseada em estudos correlatos e na revisão da literatura, propomos descrever algumas experiências e mostrar as potencialidades desta abordagem. O objetivo é compreender de que maneira poderão as narrativas transmídias contribuir para a inovação e transformação da realidade escolar tendo como base os conteúdos vinculados em filmes de ficção científica. Para articular a epistemologia e a metodologia utilizaremos a pesquisa-formação como forma de potencializar as autorias cidadãs possibilitando ao professor criar e pesquisar experiencias educacionais na cibercultura utilizando as interfaces das Tecnologias de Informação e Comunicação. Os resultados indicam a potencialidade dessa metodologia no contexto educacional. Concluímos então que podemos investir nos cenários de ficção científica para tratar de temas correlatos de forma a facilitar a compreensão dos alunos nas aulas.