O presente trabalho apresenta uma unidade didática desenvolvida em aulas de Ciências, com uma turma de 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública no Rio Grande do Sul, moldada nos princípios dos Centros Integrados de Escolas Públicas (CIEPs). Abordando a temática da puberdade, objeto de conhecimento previsto pela Base Nacional Comum Curricular para o referido ano escolar, objetivou-se promover a compreensão dos estudantes acerca das mudanças físicas e emocionais características desta etapa de desenvolvimento. Por meio da construção e da aplicação de uma unidade didática, composta por um problema, pela construção com ideias dos estudantes, pelas atividades de contraste, pela conclusão e pela comunicação do todo, foi proposta uma sequência de atividades, considerando os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais relacionados com a temática da puberdade. O avanço verificado nas percepções dos estudantes foi organizado a partir de uma escala de aprendizagem, construída por meio da categorização de suas respostas em uma das atividades desenvolvidas. A maior parte dessas respostas indicou sentimentos vivenciados pelos estudantes nesta etapa de suas vidas, apontando questões emocionais que necessitam ser trabalhadas, discutidas e disseminadas nos ambientes escolares. Dessa forma, entende-se que a construção de uma unidade didática com atividades de diferentes níveis de complexidade mostrou-se uma estratégia de ensino satisfatória/eficaz para a construção de conhecimentos sobre a puberdade.