O Novo Ensino Médio (NEM), instituído em 2017 e com implantação prevista de 2022 a 2024, visa flexibilizar o currículo, com a diminuição da carga horária de todas as disciplinas obrigatórias e ampliação referente as disciplinas optativas. O objetivo desta pesquisa, de natureza bibliográfica, é avaliar se o componente Biologia nas Trilhas de Aprofundamento do Novo Ensino Médio do Estado de Alagoas visa à Alfabetização Científica (AC). A investigação qualitativa do tipo análise documental analisou o Catálogo das Ementas das Trilhas de Aprofundamentos Curriculares e o Material de Apoio ao Planejamento e Práticas (MAPPA), publicados pela Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, que orientam a implantação do NEM nas suas escolas públicas. Os principais resultados obtidos são: i) no primeiro documento, a Biologia é apresentada de forma alinhada à Base Nacional Comum Curricular, mas existem lacunas quanto aos eixos da AC, que são a compreensão do conhecimento científico, a compreensão da Natureza das Ciências e o entendimento das relações entre Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; e ii) no segundo documento, foi expressa uma perspectiva mais ampliada da AC, principalmente o segundo eixo em uma das Trilhas de Aprofundamento, contemplando aspectos políticos e éticos da atividade científica. Concluímos que o componente Biologia nas Trilhas de Aprofundamento do Novo Ensino Médio do Estado de Alagoas pouco contribui para a Alfabetização Científica, cenário muito preocupante, pois nem todos os estudantes irão escolher uma Trilha de Aprofundamento que contemple a área das Ciências da Natureza e suas tecnologias, na qual a Biologia se situa.