RESUMO Esse artigo se concentra nos princípios da pesquisa qualitativa em educação de cunho (auto) biográfico e valeu-se da entrevista narrativa para coleta de dados e da técnica “compreensivo- interpretativa” de (SOUZA, 2014) para apreciação do material empírico. Teve como objetivo compreender as contribuições das metodologias ativas nas aulas de Ciências e Biologia no contexto das aulas remotas. Os sujeitos participantes dessa pesquisa foram professores de Ciências e Biologia que atuaram durante a pandemia do novo coronavírus lecionando aulas remotas no estado do Rio Grande do Norte durante o ano de 2020 a 2021. Ao analisarmos as entrevistas narrativas desses/ dessas docentes observamos que suas angustias profissionais e pessoais se assemelham a realidade dos professores da educação básica em todo país, os quais precisaram se (re)inventar não só como docentes, mas também, como seres humanos. Nos levando a conclusão de que essas nuances nos encaminharam para trilhar pelas vertentes das metodologias ativas como estratégias de suma importância no processo de ensino e aprendizagem via aulas remotas no contexto pandêmico. Palavras-chave: Ensino de ciências, Metodologias ativas, Aulas remotas, Entrevista narrativa.