A consulta de enfermagem tem um papel crucial na assistência a saúde a pessoa idosa, possibilitando estratégias para garantir uma melhor qualidade de vida nessa faixa etária. A simulação realística refere-se a uma estratégia pedagógica de fundamental importância para o processo de ensino-aprendizagem, em que a imersão em cenários clínicos permite aos discentes a apreciação do atendimento ao paciente. Sendo evidente a necessidade de atividades que aproximem os discentes da consulta de enfermagem a pessoa idosa, com o intuito de desenvolver habilidades e reflexões acerca das necessidades específicas desse público, visando a promoção da saúde, medidas inclusivas e multidimensional. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, em que discentes do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) descrevem a vivência do estágio docência na disciplina de Enfermagem na Atenção à Saúde do Adulto e Idoso I ofertada aos alunos da graduação, desenvolvido no município de João Pessoa, Paraíba, de fevereiro à abril de 2023. As ações realizadas com os discentes do curso de graduação em enfermagem, incluem a simulação realística da consulta a uma pessoa idosa, seguindo um roteiro estruturado para conduzir o enfermeiro na aplicação da sistematização da assistência de enfermagem. Evidenciou-se que a estratégia pedagógica utilizada foi satisfatória e contribuiu para o melhor desempenho dos discentes com uma boa interação e compreensão dos temas abordados. Ao final, foi nítido que a prática de simulação realística contribuiu para uma consulta de enfermagem baseada na integralidade e individualidade da pessoa idosa, estimulando sua autonomia e independência.