O relato de experiência e vivência no Programa Residência Pedagógica busca trazer um panorama de como ocorreu as práticas de consciência fonológica em uma turma que estar passando pela transição da Educação Infantil para os anos iniciais, com a perspectiva de mostrar metodologias que não se pautam apenas no ensino mecânico da atividade, mas com um olhar que aproxima as crianças da realidade social. Deste modo, este trabalho se propôs a analisar em seu objetivo de que modo as atividades e jogos de consciência fonológica podem contribuir para a escrita alfabética, com vista a identificar os conhecimentos prévios dos alunos e o que precisam aprender para avançar nos níveis de representação da escrita. A pesquisa se pauta em uma intervenção de campo, com obtenção de resultados das crianças a partir do uso dos diferentes níveis de habilidades fonológicas: segmentação oral de sílabas e comparação do tamanho das palavras, consciência da sílaba inicial, rimas e fonemas. A intervenção parcial dos resultados, revelam a heterogeneidade na compreensão de cada nível das crianças, portanto, verifica-se, os avanços de uma parte da turma com relação ao que a escrita representa ao mesmo tempo que motivou outras crianças a aprenderem. Em síntese, é papel da escola e dos professores potencializar as curiosidades da infância, a conhecer como as diferentes linguagens estão interligadas ao uso de diferentes textos e de que maneira as palavras representam nossa realidade cotidiana. Contudo, a pesquisa contribuiu para todas as crianças em relação ao diagnóstico inicial e ao desempenho final.