Este estudo visa abordar a qualidade do conteúdo literário no material estruturado usado no 2.º ano do ensino médio numa escola estadual em Rondonópolis — MT. Reconhecendo a importância de um currículo abrangente e envolvente em Literatura, é crucial avaliar a qualidade e a adequação dos materiais fornecidos aos estudantes. Desse modo, este trabalho analisou o material de literatura utilizado, considerando a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e apresentou o ponto de vista de alguns teóricos acerca da literatura e seu ensino. Para isso, utilizou-se, principalmente, a perspectiva de CANDIDO (1995) e TODOROV (2009). O estudo foi realizado durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica — Subprojeto Língua Portuguesa, do curso de Letras — Língua Portuguesa da Universidade Federal de Rondonópolis/MT. A análise do conteúdo literário do material revelou certas deficiências. Em primeiro lugar, uma gama limitada de gêneros literários, autores e obras está presente, o que pode dificultar a exposição dos estudantes a experiências literárias diversas. Além disso, conteúdos desatualizados ou irrelevantes, quando incluídos, não dialogam com os estudantes contemporâneos e comprometem a relevância do material. Diante dessas preocupações, é crucial que seja revisto e aprimorado o conteúdo literário no material estruturado para o 2.º ano. Isso pode ser alcançado, inicialmente, por meio da atualização do conteúdo para incluir uma variedade maior de gêneros, vozes diversas e obras contemporâneas.