O presente trabalho é referente a um relato de experiência acerca de atividades realizadas a partir do Programa Residência Pedagógica, implementado ao Instituto Federal Goiano Campus Ceres pelo Edital 24/2022. Visto que o campo educacional exige de seus profissionais um constante aperfeiçoamento, o Residência Pedagógica- RP, vem com a perspectiva de agregar valores à formação docente e aprimoramento da prática para futuros profissionais da educação. A principal finalidade deste relato é tratar de uma experiência vivenciada com alunos do primeiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, acerca do ensino de química, na parte de modelos atômicos. A proposta era que os estudantes formassem grupos de modo a interagirem entre si de forma colaborativa para a montagem de maquetes, ao passo que aprenderiam mais sobre o modelo que o grupo ficou responsável. A atividade apresentou resultados relativamente positivos, visto que os alunos se dedicaram à execução, desde a montagem dos modelos, até a apresentação frente à turma de seu histórico. Também houve grande contribuição à formação dos residentes, visto que houve dedicação desde o planejamento da atividade, separação do material, até a elaboração de um roteiro para que os alunos pudessem se nortear, tornando prático seus conhecimentos teóricos e iniciando a utilização de materiais lúdicos e metodologias ativas na prática docente.