A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS TINTAS: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR ENTRE AS DISCIPLINAS DE ARTES E QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104845 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2513 "inscrito_id" => 9478 "titulo" => "A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS TINTAS: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR ENTRE AS DISCIPLINAS DE ARTES E QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O ensino de Química muitas vezes é feito de forma fragmentada, fator que dificulta o processo ensino-aprendizagem. Essa problemática está relacionada à diversos fatores, como o próprio currículo escolar, que distancia as disciplinas cada vez mais. A interdisciplinaridade entra como agente transformador nesse processo de ensino, uma vez que, faz a interligação das disciplinas, proporcionando maior aprendizado do aluno e fornecendo uma visão mais ampla do mundo. O presente trabalho teve como objetivo verificar a eficácia da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, tendo como tema gerador as tintas. Diante disso, o projeto foi desenvolvido na EREM Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho, na turma do I módulo do Ensino de Jovens e Adultos, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do IFSertãoPE Campus Floresta. Como etapas do projeto, foi possível realizar aulas dialogadas, produção de tintas, produção artísticas de telas e exposição das mesmas. Além disso, foi possível também realizar um levantamento de dados para análise do projeto. Tendo como fundamento os dados obtidos e na observação em sala de aula, verificou-se que 100% dos estudantes entrevistados acreditam que as disciplinas de Artes e Química podem ser trabalhadas de forma conjunta. Evidenciou-se também que os alunos adquiriram domínio do assunto, além de pôr em prática o que foi aprendido nas aulas dialogadas. A partir desse trabalho, percebeu-se maior participação e socialização dos alunos, o que revela a eficácia do projeto." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9478_TB2513_08102023105546.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA LORENA DE SOUZA NOVAES" "autor_nome_curto" => "JÚLIA" "autor_email" => "julia.lorena@aluno.xn--ifserto-pe-k5a.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104845 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2513 "inscrito_id" => 9478 "titulo" => "A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS TINTAS: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR ENTRE AS DISCIPLINAS DE ARTES E QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O ensino de Química muitas vezes é feito de forma fragmentada, fator que dificulta o processo ensino-aprendizagem. Essa problemática está relacionada à diversos fatores, como o próprio currículo escolar, que distancia as disciplinas cada vez mais. A interdisciplinaridade entra como agente transformador nesse processo de ensino, uma vez que, faz a interligação das disciplinas, proporcionando maior aprendizado do aluno e fornecendo uma visão mais ampla do mundo. O presente trabalho teve como objetivo verificar a eficácia da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, tendo como tema gerador as tintas. Diante disso, o projeto foi desenvolvido na EREM Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho, na turma do I módulo do Ensino de Jovens e Adultos, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do IFSertãoPE Campus Floresta. Como etapas do projeto, foi possível realizar aulas dialogadas, produção de tintas, produção artísticas de telas e exposição das mesmas. Além disso, foi possível também realizar um levantamento de dados para análise do projeto. Tendo como fundamento os dados obtidos e na observação em sala de aula, verificou-se que 100% dos estudantes entrevistados acreditam que as disciplinas de Artes e Química podem ser trabalhadas de forma conjunta. Evidenciou-se também que os alunos adquiriram domínio do assunto, além de pôr em prática o que foi aprendido nas aulas dialogadas. A partir desse trabalho, percebeu-se maior participação e socialização dos alunos, o que revela a eficácia do projeto." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9478_TB2513_08102023105546.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA LORENA DE SOUZA NOVAES" "autor_nome_curto" => "JÚLIA" "autor_email" => "julia.lorena@aluno.xn--ifserto-pe-k5a.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }