A pesquisa a seguir propõe um estudo acerca das aplicações pedagógicas na prática de isogravura em uma turma de EJA, E. M. das Acácias, em Itaguaí (RJ). Se pretende abordar como o ensino artístico da gravura pode gerar oportunidades para o diálogo sobre identidade, cultura, e vivências. A metodologia utilizada foi aquela respaldada pela Abordagem Triangular. Assim, foi possível conhecer a técnica da gravura e seus desdobramentos; refletir sobre seu contexto escolar e cultural; e, por fim, produzir uma obra em isogravura. A partir dessa experiência se pensou uma metodologia embasada na cultura, criação artística e expressão. Percebeu-se também que a isogravura pode ter seu espaço como ferramenta pedagógica, mas como expressão artística a figurar em museus e outros espaços ainda falta muito. Outra coisa: a isogravura se mostrou uma lacuna de pesquisa dada a dificuldade de encontrar referências consistentes. A observação do contexto da EJA, dado as dificuldades, mostrou que ainda não foi paga a ‘dívida social’ para com aquele público. Ao que a isogravura, enquanto ação pedagógica, se fez válida para que aqueles alunos contassem suas histórias através de ‘escrevivências pela imagem’ e se consolidasse como ferramenta pedagógica, técnica artística e lacuna de pesquisa.