O Programa Residência Pedagógica visa inserir o graduando em formação nas escolas de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura. Um dos principais objetivos do PRP é articular teoria e prática, aproximar as universidades do mundo real, fortalecendo os laços com as redes públicas de ensino. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo principal compreender a importância do Programa Residência Pedagógica, na formação de acadêmicos residentes, futuros professores de educação física, em Parintins/Amazonas, pautadas na expectativa relacionada ao programa PRP. Este estudo teve como metodologia uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório com o intuito de familiarizar-se com o problema para torná-lo mais explícito ou construir hipóteses. Os sujeitos foram 12 residentes do PRP em Educação Física e o lócus investigativo foram nas três escolas-campo. Para coletar os dados, utilizamos um questionário com questões abertas com nove subjetivas e uma objetiva que foram disponibilizados aos sujeitos. Os principais resultados apontam que a implantação do novo ensino médio, a presença tecnológica, a falta de materiais pedagógicos em escolas-campo e o comportamento hostil dos alunos são os principais desafios e dificuldades enfrentados pelos residentes. Além das experiências adquiridas, a contribuição para a identidade docente e a inserção no mercado de trabalho são fatores determinantes para o ingresso dos acadêmicos no PRP. Consideramos que o programa residência pedagógica possui grande relevância no aperfeiçoamento da formação de futuros professores de educação física.