Este relato detalha a experiência dos licenciandos de Letras e Pedagogia do PIBID/UFSCar, no CEMEI Prof. Paulo Freire. Considerando a escuta e a demanda dos alunos e com planejamento e orientação das professoras, este grupo desenvolveu atividades nas diferentes fases, com temáticas voltadas às diversas culturas e etnias que fomentaram o contato com aspectos culturais diferentes do seu contexto e o reconhecimento da identidade dos indivíduos envolvidos, ampliando seus conhecimentos e reforçando a importância da boa convivência na escola. Com o interesse dos alunos sobre esta temática, as vivências se tornaram um projeto com as crianças da fase 1, 2 e 6, que se encontra em andamento e perdurará até o fim do ano letivo de 2023. Dentro dessa proposta, foi utilizado como referencial teórico o autor Oliveira (2013), que reforça o papel fundamental da educação infantil na formação de cidadãos conscientes e éticos, trazendo valores e comportamentos para um convívio harmônico. Como resultado, espera-se que essa abordagem lúdica contribua para a formação de indivíduos empáticos e que saibam lidar com a diversidade presente no mundo, fomentando a tolerância e a formação de cidadãos conscientes e respeitosos, ou seja, promovendo um ambiente em que a diversidade é celebrada positivamente desde a fase inicial de suas vidas, já que é no ensino infantil que a criança tem um contato social além do familiar. Logo, é um dos momentos mais importantes para a formação do indivíduo em relação ao viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana.